Garantido

Justiça concede liminar contra bloqueio da Repar

A dúvida principal das pessoas é quando o combustível vai voltar a ser vendido normalmente nos postos de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na manhã desta segunda-feira (28), o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR) informou que conseguiu na Justiça uma liminar que garante o desbloqueio do terminal de carregamento de combustíveis da Repar, em Araucária, na RMC.

A notificação de que a decisão judicial impede o bloqueio da entrada e saída dos caminhões da Repar vai ser levada nesta manhã até os manifestantes instalados em Araucária. Além disso, o departamento jurídico do Sindicombustíveis-PR também trabalha para conseguir, na Justiça, uma liminar para outras bases de distribuição do Estado.

Segundo o sindicato, a diretoria levou a decisão judicial ao conhecimento do comando da Polícia Militar (PM) já na noite de domingo (27), durante a reunião com representantes dos grevistas, que ocorreu no Palácio do Iguaçu. O Sindicombustíveis-PR espera, entretanto, que a greve seja encerrada de forma pacífica nesta segunda-feira, sem a necessidade do emprego policial previsto na liminar.

Bloqueios continuam

Apesar do anúncio do presidente Michel Temer no domingo, os bloqueios na refinaria e nas bases de distribuição continuam. Ainda não se sabe quando, de fato, a situação vai ser normalizada. Os poucos caminhões que conseguiram sair das centrais de carregamento, entre a noite de domingo e madrugada desta segunda, só puderam seguir viagem porque contavam com escolta policial.

Nesta manhã, um grupo de petroleiros – que prometem parar as atividades nesta semana por 72 horas – chegou a bloquear o trânsito na BR-476. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação durou cerca de dez minutos, das 9h30 às 9h40. Apesar do bloqueio da rodovia, a pista foi liberada e não houve registro de grande congestionamento no trecho. As equipes da PRF continuam no local.

8º dia de paralisação teve caminhões abastecidos nas refinarias, protestos e muita incerteza. Veja!