A Justiça autorizou o uso da polícia para retirar barracas montadas por simpatizantes de Lula nos arredores da Polícia Federal (PF) ,no bairro Santa Cândida, onde o ex-presidente está preso em Curitiba desde abril. A decisão foi expedida sexta-feira (15) pela 3ª Vara da Fazenda Pública. No despacho, o juiz Jailton Juan Carlos Tontini aponta que a manutenção das estruturas descumpre ordem anterior da Justiça.

continua após a publicidade

De acordo com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), todas as regras vêm sendo descumpridas no Santa Cândida. O que inclui não só a ocupação das vias públicas como também a periodicidade e o tempo das reuniões.

A sentença saiu um dia após protesto de moradores contra a vigília de Lula terminar em confusão no Santa Cândida. O ato, que terminou em placas e cartazes do movimento sendo queimados por moradores no meio da rua, começou por causa da morte de um gato. Segundo moradores, o animal teria morrido por estresse causado pela aglomeração de pessoas, o que também estaria atingindo outros animais domésticos.

No despacho, o juiz determinou o deslocamento de um oficial de Justiça para averiguar a situação no Santa Cândida. Se o oficial constatar a presença de barracas no entorno da PF, será solicitado auxílio de força policial para desmontar as estruturas.

continua após a publicidade

“Diante da notícia de descumprimento, determino ao oficial de Justiça que se dirija ao local e verifique se a ordem liminar está sendo cumprinda”, determina o juiz. “Em caso negativo, com o auxílio de força policial, a qual determino seja requisitada às autoridades…remova quaisquer barracas, tendas, estruturas ou similares que estejam nas vias públicas”, complementa a decisão.

Liminar

A liminar à qual a decisão se refere é a expedida no fim de maio a favor do município pelo desembargador Fernando da Silva Wolff Filho. Na decisão de segunda instância, ficou decidido que, para garantir a circulação normal tanto de quem trabalha na área como de moradores, bem como de quem busca atendimento no prédio da PF, como na emissão de passaportes, as reuniões e manifestações só estariam liberadas nos fins de semana, com duração máxima de seis horas no intervalo entre 9h e 19h. Além disso, ficou definido intervalo mínimo de duas semanas entre uma reunião e outra para não atrapalhar o período de repouso dos moradores.

continua após a publicidade

“Nada está sendo cumprido. Ali virou uma ocupação urbana irregular, tem hostilidade. Eles ficam ali 8 horas todos os dias, até o final do dia, dependendo da atividade. Eles fazem festa na rua, às vezes vêm políticos, personalidades”, relata Patrícia de Castro Busatto, advogada dos moradores do Santa Cândida que questionam a manutenção da vigília.

Procurada pela reportagem, a organização da vigília disse que ainda não tem um posicionamento sobre a decisão.

Semana passada, logo após a confusão com objetos queimados pelos moradores, o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a comunicar em nota que respeita o direito à manifestação, bem como os moradores que não apoiam o movimento. “Frequentemente, buscamos ter contato e encontrar uma melhor condição de convivência para todos e todas. Ao mesmo tempo, reafirmamos e agradecemos a solidariedade de vários outros moradores da região. Denunciamos também que moradores que nos apoiam têm sofrido ameaças”, traz o texto.

Mesmo preso, Lula será comentarista de jogos da Copa em canal de TV