Padroeira

Jubileu de Nossa Senhora Aparecida é motivo de muita comemoração em Curitiba

Foto: Arquivo.

Várias comemorações em prol dos 300 anos do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, estão sendo feitas ao longo do dia. Na Grande Curitiba, cinco paróquias levam o nome da santa e estendem comemorações até a noite.

Conforme divulgado pela Arquidiocese de Curitiba, às 15h haverá a bênção das crianças na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Seminário (Av. Nossa Aparecida, 1637), em Curitiba.

Depois, às 19h, haverá missa e procissão luminosa ao redor da igreja, seguida de queima de fogos.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Uberaba (Rua Capitão Leônidas Marques, 1845), haverá carreata às 16h30 e missa às 19h. Em Campo Largo (Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 2435), às 17h haverá bênção dos animais e caminhada da igreja matriz até a Praça da Polônia. Já as paróquias Nossa Senhora Aparecida dos municípios de Pinhais e Campo Magro tiveram comemorações somente na parte da manhã.

Os arcebispos e bispos auxiliares de Curitiba também estão realizando missas em prol da padroeira ao longo do dia. Dom Francisco Cota celebrará missa às 19h na Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Tingui, em Curitiba. Na Catedral Basílica de Curitiba, na Praça Tiradentes, a missa será às 18h.

O encontro da imagem

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Mas ela só foi instituída como padroeira do Brasil no ano de 1930. E a festa à padroeira tornou-se feriado nacional a partir de 1980.