Horário de pico

Jogo do Brasil deve complicar o trânsito em toda a cidade no início da tarde

Foto: Aniele Nascimento

O horário do rush em Curitiba vai ser adiantado para o período entre meio-dia e 14h nesta quarta-feira (27), por causa do jogo decisivo do Brasil contra a Sérvia pela última rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia, às 15h. A Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) prevê fluxo maior de carros nas ruas neste período, justamente o horário em que os torcedores deixarão o trabalho para assistir à partida.

Com isso, a Setran pede que os motoristas redobrem a atenção no período, levando-se em conta que a previsão é de chuva para o dia todo, o que deva complicar ainda mais o trânsito. No entanto, a pasta não programou nenhuma ação diferente de um dia de semana normal.

O bairro Água Verde deve ser um com maior impacto no trânsito, já que a partida será transmitida ao público na Arena da Baixada. Algumas das principais ruas do Água Verde ficarão bloqueadas para o acesso de torcedores ao estádio do Atlético. Os bloqueios estão programados para os cruzamentos das ruas Engenheiros Rebouças com a Brigadeiro Franco e da Rua Buenos Aires com a Avenida Getúlio Vargas, no entorno da Baixada, antes e depois da partida da seleção.Segundo a Setran, a autorização para os bloqueios na Arena foi concedida para o período das 7h às 20h e será aplicado conforme a avaliação dos agentes de trânsito no local.

A própria organização do evento na Arena orienta os torcedores a chegar cedo para o jogo, no mínimo uma hora antes. Na vitória sobre a Costa Rica na manhã de sexta-feira (22), boa parte do público ficou para fora da Arenajá que a capacidade do estádio de 14,5 mil pessoas já havia sido preenchida. Os portões da Arena abrem às 12h. Mas, se a organização seguir o mesmo protocolo dos eventos anteriores, os torcedores entram em pequenos grupos. A revista também leva um tempo. Por isso, é preciso estar a postos para não se atrasar.

Atendimento da Setran

Conforme definiu a prefeitura para os jogos do Brasil na Copa da Rússia, a Setran funcionará em horário diferenciado nesta quarta. O atendimento ao público pelo órgão será das 8h30 às 12h, na sede e nos núcleos regionais. Já o efetivo de agentes de trânsito será mantido para garantir execução de atividades indispensáveis e emergenciais. A fiscalização do Estacionamento Regulamentado (EstaR) funcionará normalmente em dias e horários dos jogos do Brasil.

IZA faz show de graça após transmissão de jogo do Brasil na Arena da Baixada