Contas de 2022

IPTU 2022 com reajuste “zero” é aprovado em Curitiba pelos vereadores; só inflação será reposta

Vista aérea de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Arquivo

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (6), que a correção dos valores do IPTU para 2022 sejam limitados à variação da inflação**. O projeto de lei, encaminhado pelo Executivo municipal, em regime de urgência, foi aprovado, por unanimidade pelos 38 vereadores. Por lei, o imposto poderia ser reajustado, além da inflação, em mais 4% (imóveis edificados) e em 7% (não edificados).

LEIA TAMBÉM:

>> Ratinho Jr propõe piso salarial de R$ 5,5 mil para professores do estado

>> Conheça os barcos de luxo feitos pertinho de Curitiba. Cada modelo custa até R$ 5 milhões

Foram duas aprovações: do projeto de lei complementar, que adia para outubro de 2022 a revisão da planta genérica (que determina o valor do metro quadrado de terrenos e construções) e da emenda que estabelece o não reajuste de 4% e 7% para o próximo ano.

Na justificativa, o Executivo cita os reflexos da pandemia de Covid-19 na diminuição da renda de famílias e na receita de empresas. Apesar de a aprovação ter sido unânime, alguns vereadores criticaram o regime de urgência. “Não passou pelas comissões, o que é fundamental para aprofundar as discussões. É um projeto que não deveria tramitar em regime de urgência”, disse a vereadora professor Josete (PT).

Da mesma forma, o regime de urgência foi criticado pela vereadora Maria Letícia (PV). “O prefeito (Rafael Greca) tem mania de enviar projetos em regime de urgência e tem tirado do legislador a oportunidade de discutir os temas e encontrar as melhores saídas”, pontuou.

O vereador professor Euler (PSD) destacou “a importância e pertinência do projeto, especialmente neste momento de pandemia em que a população perdeu renda”.

O líder da prefeitura na Câmara, Pier Petruziello (PTB), explicou o motivo do regime de urgência: “Tivemos uma série de complicações esse ano devido a pandemia e não daria tempo de tramitar”. Ele acrescentou que o regime de urgência é comum e está previsto no regimento da Casa.

** Ao contrário do que foi inicialmente publicado, o reajuste do IPTU não será “zero” para 2022, mas sim limitado à reposição da inflação. O que não haverá é o aumento real, acima da inflação, previsto em lei, e que agora está postergado.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro