Vestiba

Inscrições do vestibular da UFPR ficam abertas só mais 20 dias na internet

UFPR
Vestibular da UFPR no Centro Politécnico, em 2019. Foto: Hedeson Alves/Arquivo Tribuna do Paraná

As inscrições para o vestibular 2022 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão abertas pela internet. O prazo para candidatura online vai até as 12h do dia 10 de novembro de 2021. Ou seja, são cerca de 20 dias para o fim do prazo a contar desta quinta-feira (21). O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito também até o dia 10 de novembro, observando o horário de atendimento bancário. As provas são no dia 13 de fevereiro do ano que vem.

Segundo a instituição, são 5.376 vagas disponíveis em cursos de graduação, sendo várias delas fora de Curitiba. O edital completo pode ser conferido no site do Núcleo de Concursos, em www.nc.ufpr.br. A previsão é de que, pelo menos, 50 mil pessoas se inscrevam. É necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 155,00

Neste ano, o vestibular da UFPR também será utilizado para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Paraná, em um total de 70 vagas.

+ Leia mais: Ação quer proibir que curitibano perca crédito vencido no cartão de ônibus. R$ 43 milhões serão revertidos

Com previsão de 50 mil inscritos, a instituição terá, novamente, apenas uma fase, com um dia de provas. A exceção é o curso de Música, que conta com mais uma etapa específica. A primeira fase está marcada para o dia 13 de fevereiro de 2022, contemplando 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e produção de um texto dissertativo-argumentativo. As perguntas cobram também a leitura das obras literárias indicadas pela UFPR.

A seleção será formada por 50% de candidatos da ampla concorrência e 50% de estudantes que se encaixam nas cotas estabelecidas nas Leis 12.711/12 e 13.409/16. São 126 opções de cursos de graduação com vagas abertas, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 14 de março de 2022.

Redes sociais

O Vestibular da UFPR conta agora com redes sociais oficiais, exclusivas para divulgação do processo seletivo da instituição. Para ficar por dentro das principais notícias, basta seguir a página no Instagram e no Facebook, procurando por @vestibular_ufpr.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro