Na bronca!

Insatisfeitos com transição pro Bradesco, bancários do HSBC fecham agências

Foto: Felipe Rosa

Funcionários do Banco Bradesco aderiram a uma mobilização nacional nesta quarta-feira (23). Os bancários reclamam de vários tipos de assédio após a transição do Banco HSBC para o Bradesco. Em Curitiba, 14 agências e o centro administrativo ficarão fechadas hoje.

Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários, Edna Andreiu, os funcionários do HSBC não receberam treinamento adequado para usar o sistema do Bradesco o que causa uma carga excessiva de trabalho para quem já estava no banco e dificulta, de maneira geral, o atendimento ao cliente. “A transição foi traumática e mal planejada. Tem bancário fazendo até 6 horas extras por dia para dar conta da demanda de trabalho. O cliente também está sendo prejudicado, tem gente que ainda não conseguiu regularizar a situação junto ao banco”, afirmou.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

A pauta de reclamações dos bancários é extensa e vai de falta estrutura a casos de assédio. De acordo com o sindicato, há casos de assédio moral, principalmente dos funcionários que vieram do HSBC e estariam sendo pressionados pela diretoria e ameaçados sobre a manutenção dos seus empregos.

A decisão de fechar as agências foi tomada exatamente para que gere impacto e os banqueiros possam dar uma resposta aos funcionários. Além do Palácio Avenida e da sede administrativa do Hauer, as agências do bairro Portão, Barreirinho, Cristo Rei, Ahú, Alto da XV, Bacacheri, Brasílio Itiberê, Avenida Brasília, Cristo Rei, Jardim Social, João Negrão, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Pinheirinho, Portão, Salgado Filho estão fechadas.

1bb0c18a-296e-4de2-b3a6-81af3b93bda8
Foto: Felipe Rosa.

“Vários direitos dos trabalhadores do HSBC estão sendo tirados, a sobrecarga dessa transição está sendo muito cobrada com praticamente nenhum suporte ou treinamento para os bancários”, disse o presidente do sindicato, Elias Jordão.

A transição do HSBC para o Bradesco começou em julho deste ano. Cerca de 7 mil funcionários foram afetados, mas não houve demissão em massa. No inicio do mês de outubro este processo foi concluído e os bancos foram unificados.

A assessoria de imprensa do Banco Bradesco foi procurada, mas afirmou que não irá se manifestar sobre o assunto.