Muita fumaça!

Incêndio em garagem de prédio no Centro assusta vizinhos e provoca nó no trânsito

Um incêndio em um carro no estacionamento de um edifício comercial do Centro de Curitiba, no final da manhã desta quinta-feira (8), assustou quem estava no local e fez com que a Rua João Negrão fosse bloqueada por algumas horas. O fogo fugiu do controle e por pouco não se alastrou, fazendo com que o prédio fosse esvaziado. A fumaça forte fez com que pelo menos uma pessoa passasse mal. O combate às chamas durou quatro horas, já que o local do incêndio, no segundo sub-solo, desafiou os bombeiros.

Somente após as 15 horas as pessoas foram autorizadas a entrar no prédio, para retirar seus pertences pessoais. Os carros também foram retirados do estacionamento no mesmo horário.

O incêndio foi no prédio que fica na esquina da Rua João Negrão com a Avenida Visconde de Guarapuava. “O proprietário de um dos carros, que estava num estacionamento particular do edifício, deu a ignição e o veículo começou a pegar fogo”, contou o tenente Alysson Soares, do Corpo de Bombeiros.

Como o estacionamento fica no segundo subsolo, a fumaça começou a ganhar força e houve certo pânico. “Quem estava na agência bancária, que fica no térreo, acabou saindo correndo, algumas pessoas também procuraram se abrigar fora do prédio, mas o medo mesmo era de que os outros carros fossem queimados pelas chamas e o incêndio aumentasse”, contou uma testemunha, que preferiu não se identificar.

Trabalho crítico

Segundo o tenente Alysson, a maior dificuldade que os bombeiros encontraram foi controlar as chamas, já que o fogo estava numa área mais restrita do prédio. “O veículo estava no segundo subsolo, por isso não tinha como a fumaça sair e o fogo produziu uma fuligem muito densa, que fez com que fosse difícil encontrar o veículo queimando”.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Aniele Nascimento.

A torre comercial chegou a ser evacuada no começo, mas depois os bombeiros perceberam que não havia necessidade. “Pela dificuldade em achar o foco do incêndio, começamos a esvaziar o prédio, mas depois as pessoas puderam voltar. Foi um trabalho intenso por parte da nossa equipe, mas que conseguimos evitar algo pior”, explicou o tenente.

Por causa do incêndio, o estacionamento deve continuar bloqueado pelo menos até uma análise ser feita pela Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi). Na rua, a preocupação dos proprietários dos veículos era sobre como estariam seus carros no estacionamento, mas, conforme informou o próprio oficial dos bombeiros, somente um carro foi atingido pelo fogo.

Trânsito complicado

Por causa do incêndio, o trânsito ficou intenso na região até por volta das 14h. Na Rua João Negrão, o fluxo ficou bloqueado. Além disso, a pista da esquerda da Avenida Visconde de Guarapuava também foi interditada, mas o fluxo de veículos foi liberado logo depois.

Pelo menos três quadras ficaram com o trânsito impedido em alguns momentos. Algumas linhas de ônibus que passam pela região também sofreram pelos desvios. O bloqueio durou até por volta das 15h, quando tudo foi normalizado na região.

Trânsito ficou complicado na região. Foto: Gerson Klaina.
Trânsito ficou complicado na região. Foto: Colaboração/ Mauro Borges da Silva.