Hospital infantil da RMC terá mais 10 leitos de UTI

O Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, receberá em 2012 investimentos que permitirão ampliar de 10 para 20 o número de leitos da UTI neonatal e aumentar também a capacidade do centro cirúrgico.

A informação foi dada pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, durante a abertura da semana comemorativa do segundo aniversário do hospital, na segunda-feira.

De acordo com Caputo Neto, que recebeu uma homenagem da instituição, serão destinados ao Waldemar Monastier R$ 1,2 milhão – recursos que são parte dos R$ 10 milhões repassados este ano pela Assembleia Legislativa para a Secretaria da Saúde.

O hospital acaba de conquistar o II Prêmio Paranaense de Excelência em Enfermagem, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem, na categoria Serviço de Saúde Pública pelo Conselho Regional de Enfermagem, na categoria Serviço de Saúde Pública. “Isso mostra que não bastam somente investimentos, é preciso ter profissionais motivados”, afirmou o secretário.

Ele também destacou que o hospital infantil foi incluído no Hospsus (Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná) porque desenvolve um trabalho de excelência e será uma das referências estaduais para o programa Mãe Paranaense.

O diretor do Waldemar Monastier, Luiz Renato de Azevedo, disse que no último ano a unidade dobrou sua capacidade de atendimento. “O objetivo é que se torne referência estadual em neonatologia”, afirmou. Segundo ele, somente neste ano o hospital realizou 1,5 mil cirurgias e 2,6 mil internamentos.

O hospital conta com uma equipe especializada e a expertise do Hospital Pequeno Príncipe, por meio de um convênio firmado entre a secretaria e a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. “Os resultados indicam que a parceria é benéfica para todos os envolvidos”, afirmou Donizetti Dimmer Filho, diretor clínico do Pequeno Príncipe.

Por meio de parcerias com a Prefeitura de Campo Largo, Provopar do município e Pastoral Hospitalar, o hospital ainda tem à disposição a Casa de Apoio Lindamir Ribeiro, para hospedar familiares das crianças e adolescentes internados nas UTIs neonatal e pediátrica. Atualmente, a casa tem estrutura para abrigar até 10 pessoas, sem um período limite para a hospedagem.

ANIVERSÁRIO – Nesta quarta-feira (14), às 13 horas, será realizado um culto ecumênico para marcar a data. No domingo (18), haverá um almoço de confraternização no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, a partir das 12h30.