Parto

Hospital em Fazenda Rio Grande restringe cesarianas

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba, não faz mais partos cesarianos no período noturno. As gestantes que precisarem do procedimento vão ser encaminhadas ao Hospital São Lucas, em Campo Largo.

Das 7h às 19h, os partos continuam sendo feitos, com os serviços de um médico obstetra, um anestesista e um pediatra. A partir das 19h, um médico obstetra vai fazer a triagem das gestantes.

As que puderem fazer parto normal serão atendidas pelo médico, com o auxílio de enfermeiros e de dois clínicos-gerais que atendem no pronto-socorro, que fica na frente do hospital. As demais grávidas serão transferidas.

A decisão foi tomada pela Secretaria da Saúde do município para contenção de gastos e investimentos em outras especialidades, de acordo com o coordenador da Saúde de Fazenda Rio Grande, Marcelo Marques. “Temos que economizar um pouco de um lado para poder aumentar a oferta de médicos especialistas por outro lado”, alega.