Facilidade

Horário de ônibus e outras informações sobre transporte agora estão disponíveis em app

Passageiros de ônibus agora podem consultar os horários de todas as linhas que circulam por Curitiba, assim como outras informações sobre transporte coletivo na cidade, por meio do aplicativo Curitiba 156. Além de poder conferir, no mapa da cidade, a localização em tempo real das 250 linhas de ônibus, os itinerários e horários, a ferramenta ainda oferece outras facilidades, como bloqueio do cartão-transporte e consulta do extrato completo do crédito de passagens. O aplicativo está disponível tanto para sistema Android quanto iOS.

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Como funciona

Dentro do aplicativo Curitiba 156, basta clicar no ícone Meu Ônibus para as funcionalidades aparecerem. Se a opção for o itinerário, o sistema traça rotas para o cidadão, informa as linhas em tempo real próximo ao ponto exato do caminho em que está o ônibus.

Um ícone aparece acima do nome da linha selecionada mostrando se ela tem acessibilidade e ainda se aceita apenas cartão-transporte, além de estimar o tempo do trajeto. Outra vantagem desse aplicativo é que o Meu Ônibus mostra para o passageiro todos os pontos de parada da linha selecionada ao longo do trajeto.

Outra novidade é o serviço de Origem e Destino. O cidadão digita o local onde está e o destino que deseja chegar e o aplicativo mostra quais são as opções de ônibus mais próximas do local de partida.

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Outras facilidades

Ainda dentro do Meu Ônibus, é possível marcar a linha mais usada com frequência em “favoritar”, facilitando uma próxima consulta. O usuário do cartão-transporte pode consultar o saldo de créditos de passagem pelo aplicativo e obter um extrato simplificado dos usos do cartão.

Outra importante novidade que o aplicativo traz para o cidadão é a opção de bloquear ou desbloquear o cartão-transporte. Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156 e, o desbloqueio pessoalmente num dos postos de atendimento da Urbs. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão.

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Cadastro no aplicativo

Se o cidadão já tem conta no portal de internet da Central deverá ativar o Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não tem, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados.

No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.

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