Sem desistir!

Homem enfarta e é salvo por socorristas, após quase 1h de massagem cardíaca

Primeiro, policiais ficaram 10 minutos tentando reanimar a vítima. Depois, equipe do Samu ficou mais 45 minutos até estabilizar o paciente. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Primeiro, policiais ficaram 10 minutos tentando reanimar a vítima. Depois, equipe do Samu ficou mais 45 minutos até estabilizar o paciente. Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Um atendimento médico emocionou moradores de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de quarta-feira (3), que chegaram a aplaudir os policiais e a equipe médica que atendederam a ocorrência. Um homem de 42 anos teve o peito massageado por quase uma hora após sofrer um ataque cardíaco – pelo protocolo médico padrão de socorro, a média nesses casos é de 20 minutos para tentar reavivar o paciente. A ocorrência foi por volta de 16h30 na Rua Agrimensor Carlos Hasselmann, no bairro Fazenda Velha.

+ Leia mais: Preso suspeito de matar cabeleireiro encontrado em armário

O primeiro socorro ao paciente – um homem que trafegava de carona na moto de um sobrinho no momento em que passou mal – foi prestado por policiais militares e um bombeiro civil que passavam pelo local. Eles massagearam o peito da vítima por 10 minutos até a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Ele já estava roxo, com as pupilas dilatadas e pulsação muito fraca. O estado era bem grave”, relembra o sargento Mário Augusto Ramos, que prestou o primeiro atendimento junto com o soldado Ederson Batista.

Depois que o Samu chegou, a equipe da ambulância passou mais 45 minutos se revezando na massagem cardíaca até estabilizar o paciente para ser transportado ao hospital. O paciente chegou a levar choques de desfibrilador para que o coração voltasse a bater.

“Na verdade a gente investiu na massagem cardíaca mais do que o preconizado no protocolo médico, que em média é de 20 minutos de esforços de salvamento”, explica o médico Roberto Zammar, de 30 anos, socorrista do Samu que atendeu a ocorrência.

+ Leia mais: Advogado dá golpe de R$ 300 mil em clientes de Curitiba e some com a grana

“A possibilidade de reversão era muito pequena. Ele estava praticamente em óbito. Mas a cada momento a gente decidia ir mais um pouco, mais um pouco e no fim nem notamos que ficamos nos revezando na massagem cardíaca por quase uma hora”, enfatiza o médico.

Com o atendimento em andamento, populares começaram a acompanhar de cima de um viaduto a tentativa de salvar o homem. Familiares do paciente também chegaram ao local e começaram a orar enquanto a equipe não desistia de salvar o paciente. “Parecia que o homem realmente não iria voltar”, recorda o sargento Ramos.

Reconhecimento

No fim, a equipe do Samu conseguiu estabilizar a vítima e colocá-la na ambulância para ser transportada ao hospital, o que gerou uma comoção em quem acompanhou o socorro. Houve até aplausos para os socorristas.

+ Leia mais: ‘Capeta’ é morto a tiros em carro ao chegar à casa de sua mãe para visita

“Foi muito reconfortante ver a reação das pessoas que nos aplaudiram. Claro, esse é o nosso trabalho, mas não vai ter dinheiro no mundo que pague esse reconhecimento que eu e a equipe recebemos nesse atendimento”, afirma Zammar.

O paciente foi levado ao Hospital Municipal de Araucária, onde segue internado na UTI. Apesar de grave, o estado dele é estável e aguarda transferência para outro hospital especializado em tratamento cardiológico.

Marginais rendem clientes e funcionários de supermercado pra fazer a limpa em celulares!