Mais segurança

Histórico de veículos passa a ser de graça no Paraná. Saiba como fazer!

Foto: Valdecir Galor/SMCS/Arquivo

A partir desta quarta-feira (02), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) passa a disponibilizar, gratuitamente, o histórico completo dos veículos licenciados no Estado. A medida foi garantida pela lei 20.770/2021, proposta na Assembleia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro do ano passado.

“A segurança é o principal objetivo desta lei, pois evitará que o consumidor caia em armadilhas ao comprar um carro usado e leve gato por lebre, já que com o número do Renavam em mãos ele terá à sua disposição, sem custo algum, uma série de informações detalhadas e confiáveis antes de fechar um negócio”, explicou o deputado Soldado Fruet, que propôs a medida juntamente com o deputado Homero Marchese.

>> Histórico de veículos licenciados no Paraná

Segundo o deputado, além da segurança na compra do veículo, a Lei contribui para a segurança no trânsito. “Os dados oficiais mostram que uma parte expressiva dos veículos leiloados no Estado são colocados em circulação novamente ou têm suas peças vendidas no mercado. Se a pessoa souber que o carro teve um sinistro, por exemplo, poderá fazer a manutenção adequada e, assim, evitar acidentes de trânsito”, exemplificou.

“A lei é positiva para todos. Com ela, revendedoras, leiloeiros e o consumidor final irão negociar a partir de informações mais precisas e seguras. O poder público irá atuar propiciando um ambiente de negócios mais confiável”, disse Marchese.

O diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, ressaltou que a Lei traz mais transparência ao processo. “Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, disse.

Como ter o histórico veicular no Paraná?

Ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já eram disponibilizadas pelo Detran-PR. A partir do novo extrato, a população contará com informações extras: quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características. A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020, por isso esta informação não constará no extrato dos veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data.

1º passo!

Acesse nosso portal do Detran neste link

2º passo

Clique em: Extrato de débitos de veículo, depois preencha os dados solicitados e imprima o extrato completo.

Histórico de veículo no Paraná

Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);

Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);

Recall;

Situação do financiamento (se houver);

Se o veículo está retido ou foi para leilão;

Registro de furto/roubo;

Bloqueio administrativo ou judicial;

Odômetro (quilometragem);

Registro de sinistro;

Restrição da Receita Federal do Brasil;

Histórico de alterações de características.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro