Estágio

Guarda Municipal manda 133 novos oficiais para aumentar segurança em Curitiba

Novos recrutas da GM de Curitiba. Foto: Divulgação / Daniel Castellano - SMCS

A partir desta quarta-feira (10), 133 novos guardas municipais vão reforçar a segurança dos curitibanos em praças e terminais de ônibus da cidade. Os novos oficiais começam o estágio supervisionado em locais públicos, com acompanhamento de guardas mais experientes. Os novos contratados pela Prefeitura de Curitiba terão os primeiros contatos com o trabalho prático nas ruas.

Eles também vão fazer patrulhamento preventivo e orientar a população nos arredores do Mercado Municipal, da Rodoferroviária e do Terminal Guadalupe, assim como da Rua XV, praças e Jardim Botânico.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

O início do estágio supervisionado desta que é a 27ª turma de guardas municipais foi autorizado pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta terça-feira (9/7). “Recomendei aos novos guardas que vejam este uniforme como sagrado, porque sagrada para nós é a cidade”, afirmou o prefeito.

Além do reforço na região central, cerca de 60 guardas que já trabalham na corporação serão deslocados para os núcleos regionais, para reforçar o efetivo nos bairros.

Etapas da formação

Com 132 horas, o estágio nas ruas é a última fase do curso de formação, que totaliza 636 horas-aula. Antes dessa fase, os alunos passaram por instruções específicas sobre a função de guarda municipal, armamento e técnicas de tiro, legislação e identificação de drogas, condicionamento físico e defesa pessoal. A parte técnica incluiu métodos de abordagem, patrulhamento, postura e disciplina, assim como o correto isolamento de local de crime. Toda a organização do curso é feita pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da GM.

Os 133 guardas se somam a outros 60 formados em 2018. Mais 200 aprovados em concurso público devem ser chamados para fazer o curso de formação no segundo semestre.