Reforço na segurança

Guarda Municipal instala módulo no Tingui

A Operação Módulo Móvel Itinerante (MMI) da Guarda Municipal de Curitiba se instalou no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no bairro Tingui, Regional da Boa Vista, na manhã desta sexta-feira (02).

No local, entre outros equipamentos, está uma pista de skate, que recebe cerca de 300 esportistas diariamente. A Escola Municipal Eny Caldeira fica ao lado.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bacacheri, Celso Kataloski, afirmou que a operação traz benefícios à população da região. “O fato de termos uma escola ao lado da pista de skate infelizmente atrai pessoas mal intencionadas, por isso a presença da Guarda aqui é fundamental”, disse.

Segundo o coordenador do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, Márcio Cheva, desde que a Guarda Municipal reforçou as rondas e a presença no local, as famílias voltaram a frequentar aquele espaço.

“Nos últimos meses, temos percebido um aumento no número de pais que trazem os filhos menores para andar de skate e ficam por aqui aguardando por eles, o que não acontecia antes”, comentou.

O inspetor José Carlos Fantinato, no núcleo da Guarda Municipal da Regional da Boa Vista, explicou que a intenção é exatamente esta. “Queremos que as pessoas voltem a frequentar este local, que por muito tempo esteve degradado”.

Para o microempresário e esportista Joilson Oller, que treina diariamente na pista de skate do Centro, as ações desenvolvidas pela Guarda Municipal são bem-vindas e trazem muita tranquilidade aos skatistas.

“Muitas vezes, o esporte é associado ao uso de drogas e à criminalidade, mas ao contrário, o skate já ajudou muita gente a abandonar o vício e a adotar uma vida saudável”, disse. “Para nós é excelente que a Guarda esteja por aqui, trazendo mais segurança para a pista”.

O vice-presidente do Conseg do Bairro Alto, bairro vizinho ao Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, Marcos Murilo, também aprovou o reforço das ações da Guarda Municipal na região. “Isso inibe o tráfico de drogas e combate furtos e roubos, trazendo sensação de segurança e melhorando muito a qualidade de vida da população”, disse Murilo.

Operação

A Operação MMI da Guarda Municipal já percorreu diversas regiões da cidade nos últimos meses, diminuindo os índices de violência e ajudando a devolver a segurança e a tranquilidade para os locais.

O módulo itinerante permanece durante duas semanas num ponto estratégico do bairro, com presença constante de dois agentes. Além disso, num raio de um quilômetro, acontecem rondas 24 horas, com viaturas e motos da Guarda Municipal.

Após a transferência do módulo para um novo ponto, a região que já recebeu o MMI continua com o reforço das rondas e ações diárias. A operação conta com dois módulos que atuam simultaneamente na cidade.

O outro está atualmente na Regional da Matriz, na esquina das ruas Augusto Stresser e Presidente Rodrigo Otávio. A Regional da Boa Vista, onde está o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, fica no extremo Norte da cidade e tem uma população de 250 mil habitantes, distribuídos em 13 bairros.