Guarda Municipal de Campo Largo tem nova arma elétrica

Desde ontem, as equipes da Guarda Municipal em Campo Largo contam com um novo armamento não-letal para as ações de auxílio ao combate ao crime no município.

Tratam-se das pistolas Taser M-26, de tecnologia norte americana, que disparam descargas elétricas e paralisam o suspeito. A prefeitura de Campo Largo é a terceira da Região Metropolitana de Curitiba, depois de São José dos Pinhais e Araucária, a equipar a Guarda Municipal com o aparato.

Inicialmente a Secretaria de Segurança do Município disponibilizou seis pistolas. A arma utiliza estímulos elétricos de 5 mil volts para imobilizar um suspeito. Pode ser disparada de duas maneiras: em contato direto com o corpo do indivíduo ou através do disparo de dardos. Neste último caso cada cartucho pode atingir um alvo que esteja até 10 metros de distância.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, foram investidos mais de R$ 23 mil na aquisição das pistolas e dos cartuchos, além do treinamento dos agentes. O órgão prevê a aquisição de mais dez pistolas até o final do ano.

Segundo o secretário Municipal de Segurança Benedito Facini, o objetivo da implementação das pistolas elétricas no serviço da Guarda é minimizar a possibilidade de confronto com eventuais suspeitos.