Polêmica

Grupo marca protesto contra fechamento de bares na Vicente Machado

Foto: Reprodução/Facebook.

Não foram só os donos de bares e casas noturnas impactados pela fiscalização realizada nesta quinta-feira (12) em Curitiba que se manifestaram contra a operação da prefeitura. Frequentadores de espaços na Vicente Machado – onde alguns estabelecimentos tiveram as atividades temporariamente barradas por causa da falta de alvarás – prometem para esta sexta-feira (13) um protesto contra os procedimentos realizados.

A manifestação está marcada para começar às 18 horas e foi nomeada de “Balada Protegida da mocidade de bem Curitibana”, em uma alusão ao nome da operação posta em prática na última noite.

O evento está sendo organizado pelo Facebook e até às 14h45 desta sexta já tinha 2,7 mil confirmações. O local de concentração será na esquina entre as ruas Vicente Machado e Coronel Dulcídio, próximo à residência do prefeito.

Promessa de governo

A “Balada Protegida” era uma das promessas do prefeito Rafael Greca. Antes mesmo de assumir o político já havia prometido a possibilidade de fechar bares mais cedo na capital.

“Se a balada começa às seis da tarde, pode terminar à meia-noite. É assim em Londres, em Paris, em Berlim. Não precisa o bar ficar aberto a noite toda. Até porque não rende para o bar ficar aberto na hora da fuzarca, da transgressão”, argumentou o prefeito em entrevista publicada pela Gazeta do Povo no último dia do ano passado.

Nesta quinta, ao anunciar a fiscalização em sua página no Facebook, Greca afirmou que o objetivo da operação é “proteger os jovens dos mercadores do mal e da morte”. Ele também disse que os trabalhos serão feitos periodicamente em todos os eixos de animação da cidade e ressaltou que não tem nada contra a “festa da vida”.

“Não quero fechar nada regular. Gosto da rua cheia. Não gosto é de jovens mortos na esquina como já vimos”, comentou.