Treta

Cobradores ameaçam fazer greve após proposta de pagamento de ônibus só com cartão

Foto ilustrativa: Felipe Rosa.

Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana devem aprovar, na próxima quinta-feira (8), novo indicativo de greve da categoria. O aviso foi publicado neste final de semana pela assessoria de comunicação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). A assembleia para decidir a questão acontece a partir das 15h, na Praça Rui Barbosa.

Temendo uma possível demissão em massa por conta da proposta de um novo projeto de lei enviada pela Prefeitura à Câmara Municipal, os funcionários do transporte coletivo contestam a polêmica proposta, que prevê a implantação de bilhetagem em todo o sistema de transporte que, segundo a categoria, ocasionaria centenas de demissões. Atualmente, segundo o comunicado publicado, tal sistematização é proibida, porém, tanto a prefeitura quanto a URBS teriam “garantido” que os trabalhadores “serão reaproveitados”.

Por meio de nota, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, contestou a medida. “Nas outras cidades em que isso foi implantado, foi a mesa conversa, mas depois demitiram todos. É sempre assim. E a tarifa, eles baixam um pouco no começo, para adoçar a opinião pública, e depois o preço sobe até mais, para compensar. Não vamos aceitar. No Brasil com 14 milhões de desempregados, essa medida é inadmissível”, enfatizou.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Acidente impressionante deixa três pessoas feridas, uma deles entre a vida e a morte