Salários atrasados

Greve de ônibus é descartada em Curitiba após acordo entre motoristas, cobradores e empresa

Foto: Rodrigo Cunha/Tribuna do Paraná

A nova assembleia de motoristas e cobradores da Viação Mercês que ocorreu nesta quarta-feira (15), às 14h, terminou com os trabalhadores aceitando a proposta da empresa. Com o resultado da votação, que saiu por volta das 15h, não haverá greve da categoria. Segundo as informações do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), a empresa se comprometeu a pagar salários e vale refeição na quinta-feira (16).

O indicativo de greve havia sido assinado no dia 7 de dezembro devido à falta no pagamento do salário do mês de novembro. Ainda faltavam pagamentos de salários de cerca de 250 trabalhadores. Até a Urbs estava preparada para não deixar que uma possível greve por tempo indeterminado afetasse os 17 mil passageiros por dia, que utilizam as 22 linhas operadas pela Mercês.

LEIA TAMBÉM:

>> “Somos palhaços pra trabalhar de graça?”, reclama fiscal de concurso da Polícia Civil que ficou no calote

>> Leilão da Polícia Militar em Curitiba e região tem carros, jipes caminhões e vans. Confira!

Apesar do acerto desta tarde, o clima ainda era tenso pela manhã. Até a realização da assembleia, o Sindimoc informava que a empresa não tinha se acertado com os funcionários depois do indicativo de greve. “Estamos no aguardo da empresa, sem programação ainda. Não teve acerto”, disse, pela manhã, o Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc.

Agora à tarde, a nota encaminhada sobre o tema informava a decisão dos trabalhadores. “A categoria aceitou a proposta da empresa, que se comprometeu em fazer o pagamento do salário e do vale alimentação nesta quinta-feira (16). Sendo assim, não terá greve”, diz o texto.

Plano de emergência

De acordo com a Urbs, em caso de greve, outras duas empresas poderiam assumir as linhas da Viação Mercês. No caso, a Santo Antônio e a Glória estariam colocando os ônibus à disposição para suprir a falta em caso de confirmação de greve.

22 linhas da Mercês

O risco de paralisação era pela Viação Mercês, com 22 linhas do sistema de transporte coletivo de Curitiba, que transportam 17 mil pessoas em dias úteis. Entre elas, ônibus que atravessam a cidade por vários bairros como Interbairros 2, Inter 2 e Bairro Alto/Santa Felicidade.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro