Um longo transtorno para muitas cidades paranaenses está perto do fim. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou o projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, que prevê o desvio das linhas férreas dos centros urbanos no Paraná nos próximos contratos de concessão, beneficiando todas as regiões metropolitanas do estado.

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“Os trilhos são uma cicatriz, um problema crônico em vários municípios. Debatemos muito e chegamos a um projeto consistente com um impacto positivo a longo prazo. Sempre se falou desta questão. Mas, enfim, conseguimos uma alternativa viável que trará mais modernidade ao estado e vai proteger as pessoas”, afirmou o deputado Delegado Francischini (PSL), que assina a agora lei 20.650/2021 com os deputados Delegado Jacovós (PL), Marcio Pacheco (PDT), Evandro Araújo (PSC) e Michele Caputo (PSDB).

A medida define que, na renovação das concessões, seja previsto um novo traçado para os trens de carga, contribuindo com a logística nos grandes centros além de amenizar dados preocupantes.

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Só em 2019 foram 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos no Paraná. Em 2020, mesmo em plena pandemia, as ocorrências cresceram para 167 registros.

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As linhas já existentes podem ser ocupadas por outros modais de transporte, como os veículos leves sobre trilhos, auxiliando também no trânsito da cidade. E ainda a reurbanização, com áreas para lazer e espaços culturais.

Não é de hoje

Os transtornos causados pelos trens que cortam a cidade são beeeem antigos. A Tribuna noticiais a reclamação dos moradores vizinhos e acidentes que acontecem entre trens e outros veículos desde antes da internet. Esse registro, por exemplo, é de 2004 (quando a internet já existia, obviamente). Depois, mais recentemente, falamos do tema em 2018 e também este ano, em 2021, quando trouxemos a possibilidade do fim dos apitos ensurdecedores.