Criminosos virtuais estão aproveitando a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nos postos para aplicar mais um golpe. Via Whatsapp um link tem sido encaminhado e compartilhado por usuários de todo o país, induzindo as pessoas a repassar a baixar aplicativos maliciosos que podem danificar o celular e roubar informações confidenciais de quem clicou na mensagem.

continua após a publicidade

+ Acompanhe: greve dos caminhoneiros chega ao 9º dia. Veja em tempo real.

Os golpistas usam a logomarca da BR Petrobrás para seduzir as vítimas, oferecendo a possibilidade de clicar na lista de postos da cidade que já tem combustíveis. Por ter um status “oficial” ao usar a logo da Petrobrás, a vítima acaba clicando e sendo direcionada a vários endereços virtuais, e acaba baixando aplicativos sem perceber.  De acordo com o site Infomoney, é o mesmo modelo de golpe usado em outras oportunidades.

“O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propagandas, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, ao site Infomoney.

continua após a publicidade

Se você quiser uma lista confiável de postos de combustíveis em Curitiba que já estão reabastecidos, acesse esse link e conheça a relação colaborativa que a Tribuna montou com apoio dos leitores.

Greve dos caminhoneiros chega ao fim do 9ª dia com ameaça de falta de comida. Veja como foi!

continua após a publicidade