Atenção

Golpe via whatsapp leva usuários a sites maliciosos, com risco de roubo de dados

Página fraudulenta

Criminosos virtuais estão aproveitando a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nos postos para aplicar mais um golpe. Via Whatsapp um link tem sido encaminhado e compartilhado por usuários de todo o país, induzindo as pessoas a repassar a baixar aplicativos maliciosos que podem danificar o celular e roubar informações confidenciais de quem clicou na mensagem.

+ Acompanhe: greve dos caminhoneiros chega ao 9º dia. Veja em tempo real.

Os golpistas usam a logomarca da BR Petrobrás para seduzir as vítimas, oferecendo a possibilidade de clicar na lista de postos da cidade que já tem combustíveis. Por ter um status “oficial” ao usar a logo da Petrobrás, a vítima acaba clicando e sendo direcionada a vários endereços virtuais, e acaba baixando aplicativos sem perceber.  De acordo com o site Infomoney, é o mesmo modelo de golpe usado em outras oportunidades.

“O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propagandas, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, ao site Infomoney.

Se você quiser uma lista confiável de postos de combustíveis em Curitiba que já estão reabastecidos, acesse esse link e conheça a relação colaborativa que a Tribuna montou com apoio dos leitores.

Greve dos caminhoneiros chega ao fim do 9ª dia com ameaça de falta de comida. Veja como foi!