A Guarda Municipal de Curitiba iniciou na tarde desta segunda-feira (27), uma operação na Rua São Francisco. Agentes uniformizados e à paisana irão circular pela região, durante o dia e à noite. O número de envolvidos na operação não foi informado, e a ideia é que a ação seja constante, sem prazo determinado para acabar.

continua após a publicidade

“Temos recebido muitas reclamações de moradores da região sobre falta de ordem no local. O objetivo é levar tranquilidade à região”, diz o inspetor Cubas, coordenador geral das ações da Guarda Municipal de Curitiba. “Há perturbação do sossego e uso de drogas deliberado”, completa. Na tarde desta segunda-feira, duas pessoas foram detidas por uso e tráfico de drogas.

Orientações

De acordo com o inspetor Cubas, as abordagens na rua passarão a ser frequentes. “A orientação é para que as pessoas acatem a ordem, se identifiquem e facilitem a revista. Queremos fazer um trabalho comunitário, no sentido de ajudar as pessoas. Não vamos chegar de repente, já vamos estar lá”, diz.

continua após a publicidade

Incidentes

Incidentes recentes, como uma briga generalizada há cerca de um mês, fizeram a Rua São Francisco voltar à baila. Eventos programados para o local – como a intervenção ReverberAções Gilda Convida – tiveram de ser adiados ou cancelados. O motivo principal é a segurança.

continua após a publicidade

“Houve pedidos de moradores para que bares fossem fechados e até para que a Praça [de Bolso do Ciclista] fosse fechada. Mas na verdade isso é um grande equívoco. Estamos no meio desse contexto complexo de forças e discursos”, diz a atriz e artista visual Helenize Dezgeniski, uma das organizadoras do espetáculo Gilda, previsto para acontecer no último sábado (25).