Curitiba

GM aplica média de 154 multas por dia desde que começou a fiscalizar trânsito

Foto: Pedro Serápio.

Em apenas quatro meses, a Guarda Municipal aplicou 18.486 multas nas ruas de Curitiba — uma média de 154 autuações por dia desde 23 de fevereiro, data em que os guardas passaram também a fiscalizar o trânsito da capital. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Defesa Social e Trânsito do município.

E a infração mais comum é justamente a falta do uso do cinto de segurança. No período, os guardas registraram 3.883 motoristas trafegando sem o equipamento obrigatório. Isso significa que, a cada cinco multas aplicadas na cidade, uma diz respeito à não utilização do cinto. “O código de trânsito está em vigor há 20 anos e ainda hoje há muita gente que dispensa o uso do cinto de segurança e, por isso, é multada e perde pontos na carteira. Esta é uma questão de consciência e de cuidado com a própria vida”, destaca o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Quem for flagrado sem o cinto está cometendo uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, o que resulta na perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

De olho no estacionamento

Só que a falta do cinto de segurança não foi a única infração que mais saltou aos olhos da Guarda Municipal. Os dados desse primeiro quadrimestre mostram que o estacionamento irregular segue sendo uma das principais razões pela qual o curitibano ainda é multado. De acordo com a prefeitura, foram quase 2,5 mil veículos autuados porque estavam estacionados sobre a calçada, faixa de pedestre ou ciclovia — cerca de 13,5% do total de multas aplicadas.

O estacionamento em local proibido registrou 9% das ocorrências. Já as pessoas que pararam em desacordo com as condições regulamentadas representam 6,25% das 18.846 multas aplicadas até este mês de junho. “É importante lembrar que contamos com o serviço de guincho na cidade e que o veículo pode ser removido, caso esteja estacionado irregularmente”, ressalta Rangel.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/em-apenas-1-mes-guardas-municipais-emitiram-quase-duas-mil-multas-em-curitiba/