Pesquisa de opinião

Gestão de Eduardo Pimentel tem aprovação de 80,5%, diz amostra da Paraná Pesquisas

Imagem mostra Eduardo Pimentel
Foto: José Fernando Ogura | SECOM

A administração do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, tem a aprovação de 80,5% dos curitibanos e desaprovação de 17,1%. É o que aponta uma pesquisa de opinião realizada na cidade pelo Instituto Paraná Pesquisas. Além do cenário da capital paranaense, o material também mostra a avaliação da população sobre as gestões do Paraná e do Brasil.

A pesquisa consultou 806 eleitores de Curitiba entre os dias 7 e 11 de agosto de 2025. Ela tem margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

A avaliação da gestão de Pimentel foi considerada “ótima” por 16,9% dos entrevistados e “boa” por 47,5%. Já 24,3% classificaram a administração como “regular”. As avaliações negativas (“ruim” e “péssima”) somaram 9,7%, com 4,5% e 5,2%, respectivamente. 1,6% dos entrevistados não responderam ou não opinaram.

Gráfico feito com informações do Instituto Paraná Pesquisas, com base na pesquisa realizada em agosto de 2025.

Comparando com uma pesquisa anterior, de abril de 2025, a aprovação de Pimentel caiu de 81,0% para 80,5%. A desaprovação, por outro lado, subiu de 14,7% para 17,1% no mesmo período. A avaliação “ótima” teve aumento de 14,8% para 16,9%, mas a “boa” diminuiu de 48,3% para 47,5%.

Pimentel está no primeiro ano como prefeito de Curitiba. Em comparação com a gestão anterior, de Rafael Greca, a pesquisa perguntou para os entrevistados se a maneira de governar é semelhante, melhor ou pior.

Nessa questão, 60,8% dos eleitores consideram que a administração de Pimentel está “igual” a de Greca, enquanto 24,4% a veem como “melhor” e 12,0% como “pior”.

Gestão Ratinho Junior é aprovada por 81,1% dos curitibanos

A Paraná Pesquisas questionou os entrevistados sobre a gestão do governador do Paraná, Ratinho Junior. Conforme os resultados apresentados pelo instituto, 81,1% dos participantes aprovam a administração e 15,6% desaprovam.

A gestão estadual atual é vista da seguinte maneira:

  • Ótima: 24,9%
  • Boa: 42,2%
  • Regular: 22,0%
  • Ruim: 3,8%
  • Péssima: 5,0%

Já 2,1% dos entrevistados não quiseram opinar ou disseram não saber.

Gráfico feito com informações do Instituto Paraná Pesquisas, com base na pesquisa realizada em agosto de 2025.

Em comparação com a pesquisa de abril de 2025, a aprovação do governador teve pequeno aumento de 80,2% para 81,1%. As avaliações “ótima” e “boa” também subiram, passando de 28,5% e 38,1% para 24,9% e 42,2%, respectivamente.

Governo Lula é aprovado por 33,7% dos entrevistados

Já no âmbito federal, a Paraná Pesquisas aponta que 33,7% dos entrevistados em Curitiba aprovam a gestão do presidente Lula, enquanto 63,5% a desaprovam.

A administração é considerada:

  • Ótima: 6,9%
  • Boa: 16,3%
  • Regular: 23,8%
  • Ruim: 10,0%
  • Péssima: 41,4%

1,5% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar.

Gráfico feito com informações do Instituto Paraná Pesquisas, com base na pesquisa realizada em agosto de 2025.

Comparando com os resultados de abril de 2025, a aprovação do presidente Lula subiu de 29,3% para 33,7%. As avaliações “ótima” e “boa” também aumentaram, passando de 5,3% e 13,2% para 6,9% e 16,3%, respectivamente.

Metodologia da pesquisa

A Paraná Pesquisas coletou os dados por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 07 e 11 de agosto de 2025. Foi utilizada uma amostra de 806 eleitores de Curitiba, o que representa grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de
aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. Entre os entrevistados estão 370 homens e 436 mulheres, com 27% entre 45 e 59 anos.

A amostra é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa ocorreu sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores do Instituto Paraná Pesquisas. No mínimo 161 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do instituto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna