Mais de 500 metros de cabos de iluminação pública foram furtados na região das obras do BRT Leste/Oeste, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Curitiba, na última sexta-feira (19/12). O incidente deixou a área no escuro, afetando um ponto estratégico da cidade com intenso fluxo de pessoas e diversos modais de transporte.
A Engie, empresa responsável pela iluminação pública na capital, continua trabalhando no local para restabelecer o fornecimento de energia. O furto não se limitou a essa área, pois no domingo (21/12), a Polícia Militar prendeu um homem próximo à Travessa da Lapa com 150 quilos de cabos, que foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
As obras na Avenida Sete de Setembro fazem parte do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste, com valor contratual de R$ 43,6 milhões e prazo de execução de 15 meses. O projeto inclui mais de 3 mil metros de nova pavimentação, 2.123 metros de calçadas e 2.010 metros de ciclovias, visando melhorar a segurança para pedestres, ciclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo.
Este trecho do BRT é parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que prevê investimentos em áreas como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança entre 2025 e 2028.
