Novidade!

Frota de Curitiba passa a ter ônibus novos da Scania nesta quarta-feira

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Os primeiros biarticulados produzidos pela Scania vão integrar a frota do transporte público de Curitiba a partir desta quarta-feira (13). Os veículos serão entregues pelo prefeito Rafael Greca à empresa Viação Cidade Sorriso em um evento realizado na Câmara Municipal. A compra dos biarticulados, que custaram aproximadamente R$ 7,5 milhões, foi anunciada em fevereiro e, segundo a Urbs, eles devem começar a rodar pela cidade já na primeira semana de abril na linha Santa Cândida/Capão Raso.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), os novos veículos vão substituir outros com vida útil vencida, integrando o projeto de renovação da frota curitibana, a qual contará com 450 novos ônibus até 2020 – parte dos quais já foi entregue.

+Leia mais! Câmera flagra momento em que Jeep capota em rampa de prédio. Assista!

Com o início da circulação dos biarticulados da empresa sueca Scania chega ao fim o domínio exclusivo da Volvo no mercado de biarticulados. Desde 1980, quando começaram a circular em Curitiba, os biarticulados que integravam o sistema BRT (Bus Rapid Transit) do município eram produzidos pela – também sueca – Volvo. Com a entrada na Scania nesse mercado, as empresas de ônibus poderão escolher de quem comprar, considerando o melhor preço e condições de negociação.

Os biarticulados da Scania contam com motor 360 cv, o qual fica na parte dianteira do veículo, em vez de ser central. A potência e a localização devem contribuir para que a resposta do ônibus seja melhor na hora de subir uma ladeira, por exemplo, mesmo que esteja cheio.

+Viu essa? Homem é assassinado em frente à irmã, ao sair de loja de Curitiba

Seguindo os padrões estabelecidos pela Urbs, os novos ônibus são da cor vermelho meteoro e contam com iluminação em LED. As paredes internas são da cor ela, o que contribui para um ganho em luminosidade no interior do veículo. Para ganho em espaço, as caixas das rodas foram reduzidas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Crochê feito por morador de rua de Curitiba é sucesso no bairro Hauer