Está chegando

Frio tem data para chegar a Curitiba e temperaturas podem despencar

Foto: Aniele Nascimento
Foto: Aniele Nascimento

As temperaturas têm se mantido amenas neste início de maio em Curitiba, mas a chuva que começou a cair nesta segunda-feira (7) não engana: logo depois dela, um frio mais intenso deve chegar à cidade. No entanto, quem não vê a hora de tirar as japonas e cachecóis do armário vai precisar esperar um pouco mais, já que a queda significativa nas marcações dos termômetros só deve acontecer próximo do dia 20 de maio. E, apesar de ainda estar a quase duas semanas de distância, o Instituto Simepar já antecipa que os curitibanos devem se preparar para dias com temperaturas abaixo dos 10º C.

Por enquanto, a previsão do Simepar é que as mínimas neste dia cheguem a 8ºC. Esse número, porém, pode mudar até lá. “A previsão fica mais exata conforme os dias vão se aproximando. Que vai esfriar é certeza, mas mais pra frente é que saberemos se ficará em 8ºC, 9ºC ou 10ºC, por exemplo”, explica a meteorologista Ana Beatriz Porto.

De acordo com ela, essa queda nos termômetros irá acontecer por causa da passagem de uma massa de ar frio que vem pelo continente, passando por países como a Argentina. A massa chega após uma frente fria (esta última, responsável pelas chuvas que devem cair sobre o Paraná até a penúltima semana do mês).

Menor temperatura prevista para o mês até então, os 8ºC devem continuar como mínima pelo menos até o dia seguinte, 21 de maio. No entanto, se o frio continua – ou até piora – só será possível prever com mais proximidade da data, como explica o Simepar.

Alerta de geada

Junto ao anúncio do primeiro frio mais intenso de 2018, o Simepar também dá início ao serviço de alerta de geadas em sua página na internet. Chamada de “Alerta Geada”, a ferramenta envia notificações para usuários cadastrados sobre a ocorrência de geadas e passa a funcionar a partir desta terça-feira (8) para a temporada deste ano.

O lançamento do serviço, no entanto, não é um indicativo de que a geada está para chegar em Curitiba — pelo menos não tão cedo. “Apenas iremos começar a divulgar o monitoramento, mas o fenômeno ainda não tem previsão para acontecer na capital”, comenta Ana Beatriz. Conforme a meteorologista, o Alerta Geada é muito útil para quem depende da ocorrência de geadas para trabalhar, como agricultores, já que só é possível prevê-las com 24 a 72 horas de antecedência.

O serviço é uma parceria do Simepar com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e funciona até o dia 22 de setembro. Os boletins são divulgados nas páginas do Simepar e Iapar e também pode ser acessado pelo Disque Geada – (43) 3391-4500 – ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Privadas no ponto de ônibus? Conheça a inusitada ideia de um morador de Colombo!