A chegada do frio em Curitiba, que nesta segunda-feira chegou a registrar 8ºC, fez a Fundação de Ação Social (FAS) reforçar a estrutura de abordagem e as unidades de acolhimento de pessoas em situação de rua. Segundo a prefeitura, a medida é para “garantir a integridade das pessoas em situação de rua e motivá-las a trocar o piso frio e duro das ruas pelas camas limpas e quentes”.

continua após a publicidade

Serão sete equipes trabalhando entre 18h e 23 horas, que dão apoio à Central de Abordagem Social, que atende 24 horas. E o esquema será mantido todas as noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC.

O atendimento será feito por 14 educadores sociais. Uma dupla de técnicos por veículo vai percorrer os bairros das administrações regionais Santa Felicidade e CIC, Pinheirinho e Tatuquara, Cajuru e Boa Vista e Bairro Novo e Boqueirão. Devido a maior concentração de pessoas em condição de rua, as regionais Matriz e Portão terão equipes exclusivas.

Quem aceitar o convite dos educadores para pernoitar nas unidades de acolhimento, será levado para as casas de passagem Jardim Botânico, Rebouças, Bairro Novo ou Plínio Tourinho. Juntas elas somam 520 das 907 vagas existentes nas 12 unidades oficiais de acolhimento para a população em situação de rua.

continua após a publicidade

Além de camas para dormir, em qualquer desses espaços os hóspedes têm acesso a banho quente, toalhas e roupas de cama limpas. Também é oferecida alimentação – na chegada, depois do cadastramento, e na saída, no início da manhã.

Pertences e animais de estimação

Quem aceita passar a noite em um dos locais, pode levar seus pertences em bolsas ou mochilas, além dos animais de estimação. Transportados em veículos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os pets ficam hospedados nas unidades Jardim Botânico ou Bairro Novo – com estrutura de abrigo e alimentação para eles. Na manhã seguinte, os bichos reencontram seus tutores.

continua após a publicidade

Curitiba terá mínima de 5 graus nesta semana! Veja a previsão!