Previsão do tempo

Vento gelado surpreende curitibanos, mas será que o frio já chegou pra ficar?

Foto: Aniele Nascimento.

O curitibano se surpreendeu com o vento gelado já nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (9). Com mínima de 13º C registrada pelo Simepar, a expectativa pela chegada das primeiras ondas de frio logo surgiu — principalmente após a notícia de que a cidade de Urupema, na Serra Catarinense, amanheceu com geada e temperatura abaixo de zero. Seria um sinal de que a friaca está vindo de vez para Curitiba?

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Para quem está ansioso para tirar os casacos do armário a notícia é que não será dessa vez. De acordo a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, apesar de ser considerado intenso para esta época do ano, o frio que foi registrado no estado vizinho não deve atingir a capital paranaense. E a razão é um velho conhecido dos curitibanos: o céu cinza. “O tempo nublado impede que o frio desça durante a madrugada, agindo como um cobertor, que impede que a temperatura fique tão amena, assim como durante o dia impede que o sol esquente e a temperatura suba”, explica a especialista.

Segundo ela, a previsão é que o frio mais intenso chegue ao Paraná somente a partir do próximo mês de maio. Embora o início desta semana tenha sido marcado pela queda nas temperaturas, a tendência é que o sol apareça mais ao longo dos próximos dias, o que deve diminuir a sensação de frio. A possibilidade de chuva, porém, permanece.

Ana Beatriz destaca que o frio que os curitibanos encontraram nesta segunda e terça-feira é reflexo da passagem de uma frente fria pelo estado, que veio acompanhada de uma massa de ar frio. Contudo, essa massa não deve ser muito forte e nem mesmo influenciar a região por muito tempo — tanto que a temperatura deve começar a subir já no fim da semana.

Surto de impetigo, doença altamente contagiosa, suspende atividades de Cmei no Paraná