Um protesto contra os ataques violentos e golpistas em Brasília reúne centenas de pessoas na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, no fim da tarde desta segunda-feira (09). Convocada pelas redes sociais, a manifestação pede a punição dos participantes que depredaram o Congresso e a Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília neste último domingo (08).

continua após a publicidade

Em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os manifestantes seguram cartazes e faixas com a frase “sem anistia para fascistas”. O ato contra os atentados criminosos em Brasília foi convocado também em outras cidades do país.

LEIA TAMBÉM:

>> Bolsonaro é internado em Orlando, nos EUA, com fortes dores abdominais

continua após a publicidade

>> Quais são os crimes e penas para atos em invasão golpista em Brasília? Confira

Fotos: Luiza Santos / colaboração.

continua após a publicidade

De domingo até o fim da tarde desta segunda-feira (09) mais de 1.500 pessoas que participaram dos atos violentos foram presas em Brasília, segundo a Polícia Civil.

Quais são os crimes e penas para atos em invasão golpista em Brasília?

Especialistas em direito penal apontam violações previstas pela lei do Estado democrático de Direito -sancionada em 2021. Uma análise comum é de que os manifestantes poderão responder pelo crime de abolição violenta do Estado democrático de Direito. A pena é de 4 a 8 anos. A punição pode ser ainda maior, caso tenham sido cometidos outros crimes.

“Poderia pensar na hipótese de restrição, prevista nesse artigo, porque com a depredação das instalações físicas, você vai ter uma restrição a realização de sessões nos próximos dias porque a depredação foi bastante grande”, afirma o professor Diego Nunes (UFSC).

Você já viu essas?

Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.