Proibido

Lojas que vendem fogos de artifício são fiscalizadas em Curitiba. Artefatos com barulho são proibidos

Polícia Civil fiscaliza a venda de fotos de artifício de barulho em Curitiba.
Polícia Civil fiscaliza a venda de fotos de artifício de barulho em Curitiba. Foto: Pixabay.

Com a proximidade das festas de fim de ano, a procura de fogos de artifício aumenta em Curitiba e na Região Metropolitana. A partir disso, lojas especializadas no ramo estão sendo fiscalizadas e orientadas quanto à venda e uso do material. As ações de fiscalização fazem parte do trabalho da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da prefeitura de Curitiba. Vale reforçar que na capital paranaense é proibido o uso de fogos com barulho.

Ao todo 12 comércios em bairros diferentes receberam a vista das autoridades, entre elas estabelecimentos localizados  na Cidade Industrial de Curitiba, Campo de Santana, Boqueirão, Alto Boqueirão, Sítio Cercado, Capão Raso, Santa Felicidade e Mossunguê. Alguns dos estabelecimentos foram notificados quanto a ausência de Certificado de Vistoria, regularização de documento e atualização de Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros. A ações de orientação e fiscalização continuará até o final deste ano.

As orientações foram voltadas ao decreto 1821/2021, em vigor desde dezembro de 2020, que regulamenta a lei que proíbe a soltura de fogos com barulho na cidade, ou seja, podem ser usados apenas fogos de artifício com efeitos de cores, os que produzem efeito visual sem tiro. E ainda determina que os consumidores sejam orientados no ato da compra e que o comércio mantenha o cadastro de quem adquirir os produtos. A ações de orientação e fiscalização continuará até o final deste ano.

Reclamações

Na noite do Réveillon, em Curitiba, em 2020, a Central de Atendimento 156 da prefeitura de Curitiba recebeu 224 solicitações sobre poluição sonora, diurna e noturna. Apesar do alto número de reclamações, não foram aplicadas multas ou qualquer outro tipo de advertência.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro