Previsão do tempo!

Final de semana promete mudança radical no tempo em Curitiba

A quinta-feira (28) terá temperatura e clima mais típicos do verão, com céu limpo e termômetros superando a casa dos 25ºC. Já o fim de semana promete uma mudança radical. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, as chuvas chegarão de fato a Curitiba a partir da sexta-feira (29).

A frente fria que deveria ter trazido as chuvas no último fim de semana foi fraca para causar qualquer precipitação na capital paranaense. Contudo, a que ingressa no Paraná nesta sexta tem maior índice de umidade. “Naquela frente, o ar úmido não estava abundante, a frente estava desorganizada e acabou secando. Agora já está um pouco mais consistente, mais uniforme e organizada em relação a da semana passada”, resumiu o meteorologista.

Desta vez, além da chegada da frente, existe outro fator que impulsiona a chuva: o vento vindo de Noroeste, que traz umidade da região amazônica ao sul do Brasil.

Para Kneib, os dois fatores, associados ao calor do período, formam as condições perfeitas para precipitações e também para tempestades. “Devemos ter chuva boa. Não o dia todo, mas teremos vários momentos de chuva significativa. O sistema está mais clássico, o que indica chuvas, e a umidade vinda da região amazônica alimenta tempestades. O calor acaba propiciando essa condição”, explicou.
Interior

O interior do Paraná deve também seguir com céu limpo e temperaturas altas nesta quinta-feira. De acordo com o Simepar, algumas pancadas isoladas podem acontecer, especialmente na região Noroeste e no entorno de Foz do Iguaçu, mas devem ser fenômenos de curta duração. Mínima de 16ºC, em Francisco Beltrão, e Máxima de 26ºC, em Foz.

Na área mais ao norte do estado, o aquecimento gradual da atmosfera faz com que os termômetros sigam a tendência de alta. Assim, as temperaturas voltam a bater a marca dos 30ºC, casos de Apucarana e Campo Mourão. As temperaturas sobem ainda mais em Paranavaí, chegando à casa dos 33ºC.