Prepare o guarda-chuva e se despeça das máximas escaldantes: a previsão do tempo indica uma queda brusca de temperatura e o retorno das instabilidades em todo o estado.
Após dias de sol forte e termômetros batendo na casa dos 29°C na capital, o tempo em Curitiba passa por uma transformação radical a partir desta sexta-feira (20/02). A chegada de um sistema de baixa pressão trará o tão esperado alívio térmico, fazendo com que as máximas não ultrapassem os 23°C no final de semana, encerrando, ao menos temporariamente, o ciclo de calor intenso que vinha desgastando os paranaenses.
De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, o cenário é de alta instabilidade na região sul do continente. “O deslocamento de um cavado meteorológico em altitude — um sistema que promove a queda de pressão e favorece tempestades — somado ao calor e umidade, gera um ambiente instável entre a Argentina e o Rio Grande do Sul”, explica o especialista. Embora as tempestades severas desses países vizinhos não avancem diretamente para o Paraná, elas abrem caminho para que as instabilidades locais ganhem força por aqui.
Na prática, a sexta-feira ainda começa abafada em muitas cidades do interior, mas o clima em Curitiba já sentirá os efeitos da cobertura de nuvens e da mudança na circulação dos ventos. A previsão é de que a chuva chegue à capital ainda na sexta e se estenda pelo sábado (21/02), acompanhada de raios e eventuais rajadas de vento. No restante do estado, o calor ainda pode superar os 30°C isoladamente antes da formação das áreas de instabilidade típicas de verão.
Para quem planeja o descanso, a boa notícia é que o “ar de sauna” dá uma trégua. Em Curitiba, a diferença será sentida na pele: a queda de quase 7°C nas máximas transforma o ambiente, trazendo um frescor que não era visto há dias. O Simepar alerta, porém, que as chuvas podem ser expressivas em pontos isolados, por isso é importante ficar atento aos avisos da Defesa Civil.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
