Férias escolares e recesso de fim de ano podem ser um bom momento para colocar em dia algumas tarefas que não cabem na rotina, como a emissão da primeira ou segunda vias de documentos. Contudo, é preciso ficar atento ao horário de funcionamento dos serviços públicos, que também sofre alterações no período.

Quem não tiver horário agendado para emitir o RG ou não conseguir retirar o documento nesta sexta-feira (21), por exemplo, vai ter que deixar a identidade para o ano que vem. De acordo com o Instituto de Identificação do Paraná, seus postos de atendimento estarão fechados entre os dias 22 de dezembro e 1.º de janeiro de 2019.

O recesso é uma determinação do governo do Paraná e também pode afetar o prazo para entrega dos documentos solicitados neste fim de ano. Normalmente, o prazo para entrega das carteiras de identidade é de 5 a 20 dias úteis, dependendo do posto em que o atendimento é realizado.

Por outro lado, os agendamentos para emissão de RG, que são feitos em dias úteis pela internet, estarão funcionamento normalmente entre os dias 26 e 28 de dezembro, quando serão liberados os horários para atendimentos nos primeiros dias de 2019. As vagas são disponibilizadas diariamente às 9h para atendimentos em Curitiba e às 14h para outros municípios.

Detran

O recesso estadual também afeta os atendimentos nas sedes e postos de atendimento do Detran/PR, assim como nas 101 Ciretran do estado. Elas estarão fechadas nos dias 24, 25, 28 e 31 de dezembro e no dia 1.º de janeiro.

No dia 26, o atendimento será feito normalmente entre às 8h e às 14h, enquanto no dia 27 haverá somente expediente interno para atualização do sistema. Os atendimentos voltam a ser realizados normalmente a partir do dia 2 de janeiro.

Apesar das alterações no atendimento presencial, os usuários poderão solicitar agendamentos de serviços pela internet ou nos terminais de autoatendimento espalhados pelo estado durante todo o período.

Passaporte

Quem solicitou a emissão do passaporte e quiser aproveitar o dias entre o Natal e o ano novo para retirá-lo, poderá fazê-lo, pois a sede da Polícia Federal em Curitiba vai estar fechada apenas no dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1.º de janeiro.

De 26 a 28 de dezembro e a partir de 2 de janeiro, os atendimentos serão realizados normalmente, das 7h às 18h30.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Saiba quem Ratinho Jr. escolheu pra ser secretário de Saúde e nomeados pra outras pastas