Começa nesta sexta-feira (2) a 60ª Festa da Uva de Santa Felicidade. Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, o bosque São Cristovão deve receber cerca de 18 mil pessoas durante a celebração. Entre shows e apresentações típicas, o destaque é para o cardápio italiano, com frango, polenta, risoto, além do vinho. Já nesta sexta, 400 quilos de macarrão serão distribuídos ao público.

continua após a publicidade

Se há 60 anos alguém dissesse ao senhor Armando Túlio que a quermesse da Paróquia de Santa Felicidade atravessaria mais de meio século de vida, ele daria risada. Mas hoje, ao olhar o tamanho que a Festa da Uva tomou, o neto de imigrantes italianos sorri de orelha a orelha: “Quando alguém começa uma festa assim, não imagina onde vai parar, não é?”, diz ele com um sotaque típico.

Os números da festa são superlativos: quatro mil quilos de macarrão, quatro mil de risoto, cinco mil de polenta e seis mil de frango a passarinho. Tudo isso será servido com a ajuda de 300 voluntários. De acordo com José Carlos Casagrande, um dos organizadores do evento, a Festa da Uva é um dos principais festejos do bairro, e também o mais longevo da história. “Quando foi criado, era apenas uma quermesse no pátio da Paróquia”.

Mas a Festa da Uva não é só de muito vinho e comida. Durante os três dias de evento, os grupos folclóricos e bandas de Santa Felicidade irão apresentar músicas tradicionais italianas e performances de dança para quem estiver lá. “O objetivo, além de arrecadar fundos para a as obras assistenciais da igreja, é mostrar que a cultura italiana tem mais do que apenas o macarrão e a Tarantella”, completa o organizador.

continua após a publicidade

No primeiro dia de festa, na sexta-feira (2), serão distribuídos gratuitamente 400 quilos do Suculento Macarrão, uma porção-degustação de macarronada com molho bolonhesa e queijo ralado. A abertura tem a presença de autoridades locais e a apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade, ao som de canções italianas do grupo musical “I Veneti in Brasile”.

A programação completa da 60ª Festa da Uva de Santa Felicidade pode ser acessada no site do evento.

continua após a publicidade