2º ferry boat

Ferry boat usado na Baía de Guaratuba segue para Santa Catarina para reforma

O ferry boat Nhundiaquara seguiu viagem para Navegantes (SC), na manhã de terça-feira (7). Foto: DER-PARANÁ

O ferry boat Nhundiaquara, utilizado na travessia da Baía de Guaratuba, no Litoral, seguiu viagem para Navegantes, em Santa Catarina, na manhã de terça-feira (7), para serviços de manutenção. A embarcação chegou em seu destino após oito horas, e já está no estaleiro da Indústria Naval Catarinense, passando por reparos iniciais e preparação para docagem.

LEIA TAMBÉM:

>> Donos de restaurante reclamam da “falta de caráter” de clientes em apps de delivery

>> Princípio de incêndio assusta vizinhos do mais tradicional shopping de Curitiba

>> Paranaense Jasmine é comprada por gigante brasileira dos alimentos

Este é o segundo ferry boat do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) passando pelos serviços no mesmo local. A embarcação Guaraguaçu recebe intervenções finais e deve retornar para a travessia em Guaratuba na segunda quinzena deste mês.

O Nhundiaquara irá receber serviços como a troca de chapas de aço, revisão no sistema de propulsão, manutenção do sistema elétrico, manutenção do sistema hidráulico e de governo, revisão dos motores e caixas reversoras, melhoramento da acessibilidade, jateamento e pintura. Todos os serviços obedecem rigorosamente ao disposto nas Normas da Autoridade Marítima (Norman) e demais regulamentações vigentes, e serão fiscalizados pelo DER/PR. A embarcação deve permanecer no estaleiro por cerca de 60 dias.

Foto: DER-PARANÁ

As reformas estão previstas em contrato que vai atender quatro atracadouros, além dos três ferry boats do DER/PR, visando garantir a segurança dos usuários. Atualmente, estão em operação na travessia em Guaratuba um ferry boat e dois conjuntos de balsa e rebocador, com mais uma embarcação à disposição para serviços de apoio. O atracadouro 01, do lado de Guaratuba, também passa por melhorias no momento.

Restrição na travessia

Durante este período de manutenções, visando reduzir a formação de filas, o DER/PR determinou a restrição do tráfego de veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros na travessia da Baía de Guaratuba das 6h às 22h, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos. A medida entrou em vigor em abril e permanece válida até que sejam restabelecidas as condições de operacionalidade da travessia.

Para evitar filas nos feriados, o órgão recomenda que visitantes do Litoral busquem horários alternativos para utilização do ferry boat. A sugestão é evitar os horários de pico entre as 11h e 14h, e entre as 18h e 20h.

Mudanças na travessia são avisadas aos usuários por meio da mídia social Twitter.

Fiscalização

Desde outubro de 2021 o DER/PR conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico. Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e apoiam o DER/PR visando garantir serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários.

Ponte

A solução definitiva para a travessia será a Ponte de Guaratuba. O DER/PR já contratou e está em andamento o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e estudos preliminares de engenharia da obra.

Com os estudos finalizados, deve ser licitada a elaboração do projeto executivo de engenharia da ponte e a contratação da execução da obra em si.

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro