Travessia no Litoral

Ferry boat de Guaratuba terá tempo de espera atualizado de hora em hora pelo DER

Ferry boat de Guaratuba. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) passa a divulgar a partir deste domingo (26) informações sobre o tempo de espera para a compra de bilhete no ferry boat de Guaratuba.

LEIA TAMBÉM:

>> Rodízio de água é suspenso em Curitiba e RMC pela Sanepar a partir desta quinta

>> Capivaras conquistam a internet, Greca sofre AVC e pandemia “dá trégua” em abril de 2021; relembre

O objetivo é orientar o usuário quanto à expectativa de espera antes de comprar o bilhete para embarcar, permitindo que ele se programe e evite horários de pico. As informações são atualizadas de hora em hora, das 9h às 20h, e estão disponíveis no portal do DER/PR e pelo perfil do Twitter.

A travessia de ferry boat é operada por empresa concessionária, sendo o serviço prestado e o tempo de espera da travessia, do momento da compra do bilhete até o desembarque, fiscalizados pelo DER/PR, seguindo critérios estabelecidos em contrato.

Restrições quanto ao tempo de espera antes da compra do bilhete não estão previstas, sendo o mesmo influenciado por fatores externos à travessia, como o grande número de veículos se deslocando pelo Litoral durante esse período do ano, ou problemas veiculares entre os usuários aguardando para realizar a compra, por exemplo.

O tempo de espera para a compra de bilhetes é uma estimativa e será informado quanto a ambos os lados da travessia.

A divulgação destas informações acontece de modo experimental, sendo realizada nestas semanas de maior movimento, entre o período de Natal e Ano-Novo. Os resultados serão avaliados pelo DER/PR, e ação semelhante poderá ser organizada no futuro, em ocasiões semelhantes.

Fiscalização

Desde outubro o DER/PR conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico.

Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e apoiam o DER/PR visando garantir o serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários, seguindo fielmente o disposto em contrato. Ao verificar qualquer fato gerador de descumprimento contratual, são aplicadas as devidas sanções, por meio de notificações, advertências e autos de infração.

Um novo conjunto de balsa e rebocador já chegou em Guaratuba, devendo entrar em operação nas próximas semanas, proporcionando maior celeridade na travessia.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro