PREVISÃO

Feriado de Tiradentes chega com frio e chuva em Curitiba e no Litoral

Foto: Aniele Nascimento.

Mesmo que o sol dê as caras em Curitiba até o início da tarde desta quinta-feira (20), o feriado na capital será de chuva e temperaturas mais amenas, seguida de tempo nublado no fim de semana. De acordo com o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro, isso ocorre porque as áreas de instabilidade que estão atuando entre a Argentina e o Paraguai, avançam nesta quinta-feira (20) pelo estado, chegando até o Litoral.

“Ainda vai ter sol nessa quinta, mas as nuvens vão aumentando durante o dia”, diz Pinheiro. A partir do meio da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva e, à noite, de chuvas mais intensas. As temperaturas ficam entre 14°C e 24°C.

Na sexta (21), uma frente fria chega ao estado para intensificar as áreas de instabilidade. Por isso, o tempo deve ficar fechado e pode chover a qualquer hora do dia ou da noite. A ação da frente fria faz com que a temperatura suba um pouco menos e chegue a 23°C. A mínima deve ficar em 16°C.

No fim de semana, porém, ocorre o afastamento das áreas de instabilidade do estado. As chuvas mais intensas devem cessar, mas o tempo nublado permanece. “Ventos marítimos, que sopram do Litoral para o continente, devem ganhar força no fim de semana e vão deixar o sábado e o domingo nublados, com possibilidade de chuvisco e temperaturas mais baixas”, afirma o meteorologista.

No sábado a temperatura deve ficar entre 16°C e 21°C e, no domingo, entre 13°C e 20°C.

Litoral

Quem vai ao Litoral, não deve escapar de dias parecidos, já que as áreas de instabilidade, a frente fria e os ventos também vão atuar por lá. A expectativa é de que a sexta-feira seja chuvosa e haja algumas pancadas durante o dia no sábado e no domingo.

Por causa das chuvas, a visibilidade nas estradas devem ficar reduzida tanto na noite de quinta-feira, quanto na sexta-feira e no domingo, por isso aqueles que forem viajar devem redobrar a atenção. A pista também pode estar escorregadia.

Em Paranaguá, as temperaturas variam de 20°c a 24°C na sexta-feira. No sábado, ficam entre 18°C e 24°C e, no domingo, entre 18°C e 23°C.

Interior

No interior o tempo deve ficar mais aberto, principalmente no fim de semana. Ainda assim, o friozinho deve imperar nas noites e madrugadas. Em Maringá, por exemplo, as temperaturas variam de 12°C a 26°c na sexta-feira, 13°C a 24°C no sábado e 13°C a 23°C no domingo.