A Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba promoveu nesta quinta-feira (18/12) uma ação especial de Natal para 139 crianças e adolescentes acolhidos pelo município. A sede da instituição foi transformada em uma loja de brinquedos, onde os jovens puderam escolher seus próprios presentes pela primeira vez.

continua após a publicidade

Os participantes, que estão temporariamente afastados de suas famílias por medida protetiva judicial, foram recebidos em um cenário natalino com Papai Noel e duende. Além de selecionar os brinquedos, as crianças e adolescentes desfrutaram de uma mesa com guloseimas.

Entre as opções disponíveis estavam bichos de pelúcia, carrinhos de controle remoto, bonecas, bonecos Funko Pop e de super-heróis, bolas, aparelhos de rádio comunicador, eletrônicos e kits de Lego. Inicialmente, cada participante poderia escolher até três itens, mas devido à empolgação, não houve limite estabelecido.

A maioria dos brinquedos foi doada pela Receita Federal, proveniente de apreensões nas alfândegas de Curitiba e Maringá. Em outubro, a FAS recebeu 122 mil brinquedos, a maior doação já registrada na história da fundação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano também contribuiu com cerca de mil brinquedos novos, arrecadados junto a empresas parceiras.

continua após a publicidade

Além desta ação na sede da FAS, ao longo da semana foram realizadas celebrações e distribuição de presentes para 1.200 crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em diversos centros e organizações da cidade.