Falta verba na prefeitura de Fazenda Rio Grande

Médicos contratados pelo município de Fazenda Rio Grande estão com os salários atrasados. A administração municipal reconhece a dificuldade em pagar por falta de recursos, mas prevê que as pendências serão acertadas até terça-feira (30) Ontem (26), profissionais que ainda não receberam não trabalharam nas unidades de saúde.

O conselheiro de saúde, Cedinei José Cordeiro, afirma que o problema é generalizado. Ele diz que o atraso nos salários já dura pelo menos três meses e todas as unidades de saúde estão prejudicadas.

“O município está falido. Tem postos fechados ou com apenas um médico para atender a população,” denuncia. Levantamento do conselho aponta que oito médicos deixaram de trabalhar ontem para pressionar a prefeitura pelo pagamento. “Alguns pediram demissão e outros não foram embora porque criaram vínculo com os pacientes”, disse.

Argumentos

O secretário de Saúde, Pedro Cavichiolo, contesta a informação da greve. De acordo com ele, apenas três entre 14 médicos contratados pelo programa Saúde da Família deixaram de trabalhar ontem e informaram que também não comparecerão às unidades na próxima semana, quando acontece mais uma mobilização nacional de médicos. 

“Os médicos concursados já receberam pela folha normal, mas os contratados têm até o dia 30 de julho para receber. Neste mês estamos com problema de caixa da prefeitura e não conseguimos efetuar o pagamento. Isso nos deixa preocupado, pois estamos com baixas de arrecadação e podemos enfrentar graves problemas”, explicou.