Moradores de Curitiba e da Região Metropolitana devem se preparar para possíveis períodos de desabastecimento de água, que podem durar até quinta-feira (3), segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Nesta terça-feira (1º), quinze bairros da capital serão afetados por obras de interligação de redes nas ruas José Manoel Voluz e João Malta de Albuquerque Maranhão.
De acordo com a Sanepar, o serviço ocorrerá das 9h às 17h e pode causar desabastecimento ou oscilação de pressão nas áreas próximas à obra, especialmente em parte do bairro Pinheirinho. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado gradativamente até as 21h.
Ainda nesta terça, o Reservatório Portão passará por higienização entre 8h e 17h. A normalização também será gradual, com previsão de retorno completo do abastecimento até as 8h da manhã de quarta-feira (2).
Os bairros afetados são: Água Verde, Boqueirão, Capão Raso, Cidade Industrial, Fazendinha, Guaíra, Hauer, Lindóia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Vila Fanny, Vila Izabel e Xaxim.
Castigo prolongado
Na quarta-feira (2), outra obra de interligação de redes na rua Antônio Schiebel, em Curitiba, poderá afetar o abastecimento nos bairros Xaxim e Boqueirão. Os trabalhos ocorrerão entre 9h e 17h, com normalização prevista até as 21h.
Paralelamente, o Reservatório do Bairro Alto também passará por limpeza, o que pode causar interrupções no fornecimento para os bairros de Curitiba e de Colombo. Os afetados serão: Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Jardim Social e Tarumã, em Curitiba, além de parte do bairro Atuba, em Colombo.
A normalização está prevista para ocorrer de forma gradual até as 8h da manhã de quinta-feira (3). No mesmo dia, uma nova interligação de redes na rua Comendador Franco poderá afetar o fornecimento no bairro Uberaba.
Como lidar com o desabastecimento?
Durante os períodos de manutenção programada, a Sanepar recomenda o uso consciente da água. Deve-se evitar desperdícios, como lavar carros ou calçadas, e priorizar o uso para alimentação e higiene.
A empresa também orienta que os imóveis contem com reservatórios de, no mínimo, 500 litros, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com essa capacidade, é possível garantir abastecimento por até 24 horas em casos de interrupção temporária da rede pública.
Ficou sem água? RECLAME!
O atendimento da Sanepar funciona 24 horas por dia, por meio do telefone 0800 200 0115, do WhatsApp (41) 99544-0115 ou pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br. Ao entrar em contato, é necessário ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula do imóvel.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



