Golpe na pirataria

Fábrica de CDs piratas é descoberta em Pinhais

Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) descobriram uma fábrica de falsificação de CDs e DVDs numa casa em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na última terça-feira (4).

Silvio Rogério Facio, 42 anos, foi preso em flagrante. Oliver Ponciano de Paula, 48 anos, também foi levado para delegacia, mas pagou a fiança arbitrada pela Polícia Civil e vai responder pelo crime em liberdade.

Segundo o delegado adjunto da DEDC, Vinícius Borges Martins, foram apreendidos cerca de 2,5 mil exemplares de CDs e DVDs falsificados na casa de Facio, em Pinhais.

“Ele já é nosso velho conhecido. Em agosto deste ano ele já havia sido preso com dezenas de caixas de cigarros roubados e estava respondendo processo penal em liberdade”, contou Martins, destacando que desta vez Facio também foi capturado com cigarros roubados.

Após receber denúncias anônimas de que Facio continuava receptando cigarros roubados e que desta vez também estava falsificando CDs, os investigadores da DEDC começaram a monitorar as ações do homem. Na manhã de terça, eles descobriram que Facio se deslocava em seu Fiesta com destino a Santa Catarina.

“Em São José dos Pinhais foi feita a abordagem e encontrado o carro lotado de caixas de cigarro. Na sequência se constatou que o material havia sido roubado da empresa Souza Cruz, em Blumenanu-SC, dias antes”, contou o delegado.

Já com Facio preso, os policiais foram até a casa dele, na Rua Euclides Bandeira, em Pinhais, e encontraram o maquinário utilizado para falsificar os CDs. “Na casa foram encontrados quatro torres de duplicação, cada uma com capacidade para gravar dez CDs ao mesmo tempo, impressora, notebook, aproximadamente 2,4 mil CDs e DVDs ‘piratas’ e farto material utilizado para fazer os mesmos”, contou Martins.

O delegado destacou que na casa foi detido Ponciano, que posteriormente foi liberado. Ele está respondendo por violação de direitos autorais. “Facio foi indiciado por receptação e violação de direitos autorais e está preso na DEDC à disposição da Justiça”, salientou o delegado.