Exposição conta a história do Unicuritiba

Um resgate da história de 110 anos na educação no Paraná e a oportunidade de conhecer os quase 60 anos de uma das instituições privadas mais importantes no ensino do Direito no Estado, o Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

É isso que o visitante da exposição Idealismo e visão: centenário de nascimento de Milton Vianna vai poder prestigiar hoje, a partir das 18h, no Unicuritiba. Na ocasião, também será lançado o livro Milton Vianna, ex corde, de Tânia Vianna. O livro faz uma abordagem da vida do fundador do Unicuritiba, contextualizando os fatos históricos dos anos de sua vida.

Falecido em 1974, Milton é um dos destaques na educação paranaense porque criou a primeira faculdade de Direito privada em Curitiba, e ainda abriu turmas no turno da noite (na época, só existia o curso na Universidade Federal do Paraná).

Desde o primeiro colégio, em 1897 (o Colégio Vianna), até o mais conhecido Novo Ateneu, em 1925, o livro deverá surpreender pelo seu teor histórico e emocionado. Para Tânia, neta de Milton, escrever sobre a história de seu avô é uma grande honra.

“Meu avô foi um lutador, uma pessoa que sempre procurou ajudar as pessoas menos favorecidas e que sempre se dedicou ao trabalho. Tanto que criou a oportunidade do curso noturno”, comenta Tânia.

Em tantos anos, o Unicuritiba se transformou de faculdade para centro universitário e os estudantes do local talvez não se deem conta de sua história. Segundo Tânia (que não é escritora, mas como pedagoga sempre teve o dom das palavras), a obra não é nem um pouco pretensiosa.

Foram apenas três meses de pesquisa para concluí-la, um tempo recorde. É que Tânia não queria deixar passar mais tempo e, consequentemente, perder informações importantes.

“A história foi contada com o coração. Entrevistei pessoas que conviveram com ele, e talvez por isso imaginei que não pudesse esperar mais, pois muitas informações eu poderia não conseguir. Com a pesquisa, vi meu avô de outro jeito. Foi muito gratificante.”, diz Tânia. O livro teve também o apoio de Tatiana Marchette e Rafael Carvalho.

Para o neto de Milton e integrante do Conselho de Administração da AENA, Danilo Vianna, o Unicuritiba é uma das referências mais sólidas da educação no Paraná. “O Unicuritiba chegou a seis décadas de existência entre as melhores faculdades de Direito do País por ter sido sempre fiel à missão proposta por meu avô”, comenta.

História

O Colégio Vianna foi fundado em 1897 pelo professor Elyisio de Oliveira Vianna. Teve apoio do professor Rosala Garzuze (falecido em outubro deste ano), de João e Anna de Oliveira Vianna e de seu sobrinho, Milton Vianna.

Já a Associação de Ensino Novo Ateneu (AENA) surgiu na década de 40. A Faculdade de Direito de Curitiba foi fundada em 1950. Hoje, a AENA é mantenedora do Colégio Novo Ateneu, do Unicuritiba, das Faculdades Guarapuava e do Instituto Politécnico do Paraná.

Serviço

Exposição Idealismo e visão: centenário de nascimento de Milton Vianna. Abertura hoje, às 18h, no UniCuritiba (Rua Chile, 1678, bairro Rebouças, em Curitiba). A partir de amanhã, a exposição ficará aberta de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 18h, e das 18h às 19h30. Lançamento do livro Milton Vianna, ex corde. Hoje, às 18h, no Unicuritiba.