De olho no trabalho!

Evento discutirá impacto da reforma trabalhista para pessoas com deficiência

As consequências da reforma trabalhista, proposta pelo Governo Federal, na efetivação do direito ao trabalho das pessoas com deficiência e a inclusão dessas pessoas no mercado, bem como sua formação profissional, serão discutidas no seminário que será promovido na quinta-feira (27), em Curitiba, pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – Comissão de Acessibilidade, IPC (Instituto Paranaense de Cegos) e UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Na ocasião, será lançado o livro digital “Deficiência e trabalho: a luta pelo direito de ser explorado”, de autoria do diretor do IPC, Enio Rodrigues da Rosa. As inscrições estão abertas, são limitadas e podem ser feitas pelo telefone 41 3342-6690 (no ramal da Escola Osny Macedo Saldanha) ou neste link. Haverá certificado com carga horária de oito horas, expedido pela UFPR. Para as pessoas surdas, haverá mediação linguística por intérpretes de libras da Uninter, apoiadora do seminário.

Cronograma

O evento tem início às 8h, com credenciamento e abertura. Às 9h começam as palestras. Enio fará a primeira, abordando a temática do livro. Às 10h, haverá palestra seguida de debate com a procuradora do Trabalho Andrea Lino Lopes, que falará sobre a atuação do MPT-PR e a inclusão da pessoa com deficiência no mercado. Após o almoço, às 13h30, o professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Paulo Ricardo Ross, que é doutor em Educação Inclusiva pela USP (Universidade de São Paulo), falará sobre a formação dos trabalhadores com deficiência e as relações de trabalho no capitalismo. Em seguida, às 14h30, o desembargador do TRT-PR Ricardo Tadeu Marques da Fonseca vai abordar os impactos negativos da terceirização no direito ao trabalho das pessoas com deficiência. Após a palestra, haverá nova rodada de debates e encerramento.