Inscrições abertas

Estilingue (ou ‘Setra”) são as estrelas de Torneio de Pelotaço na região de Curitiba

Torneio de Pelotaço movimenta região de Araucária. Foto: Freepik

Essa é pra matar a saudade. Acontece neste domingo (26) em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, o 2º Torneio de Pelotaço. Mas o que raios é Pelotaço? É como se chama o campeonato de estilingue, ou “setra” para os ainda mais antigos e paranaenses, ou até “bodoque” em outros locais do país. A competição com a tradicional brincadeira de criança deve reunir saudosistas e esportistas a partir das 10h no Centro de Eventos Juliartes, na Rodovia PR 423, km 6,5, no bairro Campina da Pedras.

As inscrições estão abertas e serão no local ao preço de R$ 5 para a categoria infanto-juvenil e R$ 10 para a categoria livre, para adultos. A premiação será baseada na arrecadação com as inscrições, sendo que o 1° colocado leva 35% do montante, o 2° colocado fica com 25% e o 3° colocado com 10%. É uma ótima oportunidade de reunir a família e os amigos. No local terá alimentação e música ao vivo.

Torneio de Estilingue será aberto para todas as idades. Foto: Pixabay
Torneio de Estilingue será aberto para todas as idades. Foto: Pixabay

“O foco é a reunião de pessoas interessadas neste esporte. Está vindo gente de todo o estado, inclusive de Santa Catarina, que tem a primeira associação desportiva de estilingue. O objetivo é reunir as pessoas para criarmos mais associações, depois uma federação e até confederação nacional”, explicou Rafael Paraná, um dos organizadores do evento.

No Brasil o esporte ainda anda timidamente, apesar da tradição do estilingue fazer parte de nossas vidas há décadas. Em países como a China, Espanha e Itália, existem até campeonatos nacionais e mundiais. “Três dos melhores jogadores do Brasil,. que são de SC, estarão no evento amanhã”, disse. “O Brasil está carente de um esporte barato e temos certeza de que será um ótimo evento para toda a família”, concluiu Paraná.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Cada inscrição dá direito ao participante de atirar com cinco “pelotaços”, que neste caso são bolinhas de gude (ou bulicas). Os alvos são latinhas de refrigerante e quem conseguir derrubar pelo pelos três avança de fase na competição. Em outros locais e modalidades, são usadas pedras, pelotas de barrro e até esferas de aço de rolamento como munição para os estilingues.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 99613-6010. Clique aqui e saiba como chegar ao local do evento.

Passeio de trem em Curitiba oferece jantar diferente em vagão de luxo