Muitos motoristas foram surpreendidos pela indisponibilidade dos aplicativos para Estacionamento Regulamentado, o Est@r, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (11). Nos apps de acionamento do estacionamento a mesma mensagem: “O sistema está indisponível. Para evitar multas, evite estacionar na rua até que ele volte a funcionar”. A dúvida é: serei multado?
>> Atualização! Por volta das 13h desta segunda-feira o sistema já havia sido restaurado.
O EstaR em Curitiba é responsável por organizar o uso de vagas públicas e garantir a rotatividade nas regiões de maior movimento. Segundo dados da Prefeitura, o EstaR oferece um total de 12.250 vagas distribuídas em 590 faces de quadras, abrangendo cerca de 100 ruas espalhadas por diferentes bairros. Essas vagas não podem ser utilizadas sem a liberação feita por meio de algum dos aplicativos oficiais.

Est@r fora do ar em Curitiba?
Diante da instabilidade dos sistemas, a superintendência de trânsito de Curitiba (Setran) informou, em nota enviada à Tribuna do Paraná, que as plataformas do Estar estão suspensas temporariamente.
A Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão das plataformas, trabalha para identificar a origem do problema e tomar as medidas necessárias para restabelecer o funcionamento normal o quanto antes.
Ainda não há uma previsão oficial de quando o serviço será retomado.
Vou ser multado?
Mesmo com a suspensão temporária da fiscalização, os motoristas devem ficar atentos. O estacionamento irregular nas vagas do Estar configura infração de natureza grave, conforme o Artigo 181, inciso XVII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 195,23 e também acarreta na perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
As vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos possuem regras ainda mais rigorosas. Estacionar nesses locais sem a credencial adequada é uma infração gravíssima, sujeita a multa e remoção do veículo, conforme prevê o Artigo 181, inciso XX, do CTB.
Segundo a URBS os agentes foram orientados a não multar veículos que não estiverem com o Estar ativado. A recomendação é que o motorista faça um print da falha no sistema para se resguardar a respeito de eventual problema.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



