Está com dívidas? Procon-PR promove mutirão para deixar nome limpo

Foto: Arquivo/Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

O Procon-PR realiza, a partir desta segunda-feira (15), um mutirão online de renegociação de dívidas. O mutirão vai até o dia 31 de março com a participação de mais de 90 bancos e instituições financeiras que desejam renegociar com os atuais devedores.

+Leia mais! Dívidas, nome sujo e contas em atraso? Seis dicas pra ajustar o orçamento neste começo de ano

Para participar e deixar o nome limpo na praça, o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma consumidor.gov.br e aguardar seu login e senha. No momento do preenchimento do cadastro é obrigatório que o consumidor informe telefone e e-mail para contato, pois esses dados irão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes que tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo, a pessoa tem 20 dias para avaliar o retorno dado.

Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, valoriza o mutirão online até pela forma moderna de negociação. “A ferramenta consumidor.gov.br é um instrumento de cidadania oferecido pelo Governo do Paraná, o que permite que consumidores exerçam seus direitos de uma forma fácil, moderna e efetiva, sem precisar se deslocar”, afirmou Claudia.

A iniciativa faz parte de uma iniciativa conjunta do Procon-PR com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban.  Não haverá atendimento presencial por conta da pandemia da covid-19.