Escolas municipais ganham computadores portáteis

Os alunos da rede municipal terão 20 mil computadores portáteis para usarem na carteira da sala de aula ou em qualquer outro ambiente da escola. Os netbooks do programa Conexão Escola começaram a ser entregues nesta quinta-feira (05), na Escola Municipal Rachel Mader, no Uberaba.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Governo Federal. Para complementar a ação, a Prefeitura investiu na compra do software educativo Aprimora, na capacitação dos professores, aquisição de armários especiais e em uma rede de conexão à internet sem fio (wireless).

Com a rede, 120 computadores poderão ser ligados ao mesmo tempo, uma estrutura semelhante a muitas empresas de médio porte.

“Essa estrutura não tem precedentes em nenhuma outra escola do Brasil”, destacou a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, na cerimônia de entrega. “O acesso à informação e ao conhecimento é direito de todo o cidadão e é garantido nas nossas salas de aula com esta ação que leva aos estudantes computador, modelo pedagógico e conexão à internet sem fio”.

Inclusão

O aluno Carlos Gabriel Caetano da Silva, do 5º ano, resumiu a alegria dos alunos da escola Rachel Mader em receber os novos computadores. “É mais gostoso estudar com o computador”, disse ele.

Sua colega, Kauane Alves, de nove anos, ficou orgulhosa por ser uma das primeiras meninas da cidade a testar o equipamento. “É muito legal, nossa escola é a primeira a receber os equipamentos, vou estudar ainda mais.”

Mãe de Pamela, aluna do 2º ano, a dona de casa Lucilei Teixeira foi à escola acompanhar a cerimônia.  “São muitas crianças carentes nesta região, que precisam ter conhecimento em informática. O futuro está no computador”, afirmou Lucilei.

A entrega dos computadores portáteis teve a participação das diretoras das 183 escolas municipais, que já são todas equipadas com laboratórios de informática. Até agosto, terão também os netbooks e wireless. A rede atualmente está implantada nas escolas Rachel Mader, João Amazonas, Natália de Conto e Julia Moreira.

As escolas receberão de um a cinco kits com 40 netbooks, conforme o número de turmas, para serem usados nas aulas de matemática e português. Os professores trabalharão com o sistema educacional interativo Aprimora, uma combinação de atividades multimídia, avaliações online e sugestões de encaminhamento para o professor.

A entrega dos computadores teve a participação do diretor da Lactec, Osmar Sabbag Filho, de Elaine Guetter, da Positivo Informática e da administradora da Regional Cajuru, Maria Izabel de Paula.

 Netbook

 O netbook do Conexão Escola tem configuração exclusiva e requisitos funcionais próprios para atendimento ao Conexão Escola, com tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 kg.

Possui um gigabyte de memória RAM e armazenamento de oito gigabytes. Também é equipado para acesso à rede sem fio e conexão à internet.

Tem desenho exclusivo para garantir segurança aos estudantes e também maior resistência a impactos e quedas. Os softwares e aplicativos embarcados nos equipamentos são software livre.