Tecnologia

Empresa lança “kit bike elétrica” que pode ser instalado em qualquer bicicleta

Kit transforma qualquer bicicleta numa bike elétrica
Equipamentos vendidos em forma de kit podem ser instalados em qualquer bicicleta. Foto: Divulgação

As consequentes altas da gasolina vêm transformando a maneira com a qual as pessoas se locomovem na cidade. Dado levantado por uma pesquisa realizada pela Aliança Bike, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, mostrou que no primeiro semestre de 2021, as vendas de bicicleta tiveram uma alta de 34,17% se comparado ao ano anterior.

Além disso, a pandemia é outro fator que vem transformando a relação das pessoas com os meios de transporte. Foi isso que aconteceu com o técnico em informática André Rempel, que resolveu transformar sua bike em elétrica para poder percorrer os 14 km que separam sua casa do trabalho. “Durante a pandemia fiquei muito receoso de andar de ônibus. Como trabalho longe de casa, a bicicleta elétrica sempre foi um desejo”, conta ele.

+ Leia mais: Documento do seu veículo, o CRLV-e, não chegará mais em casa. Saiba como imprimir ou baixar pra evitar problemas

Mas para muitas pessoas, o sonho de ter uma bicicleta elétrica parece estar longe. Hoje em dia, o valor médio de uma bicicleta elétrica chega a R$ 6,5 mil no Brasil, o que acaba sendo um impeditivo na hora da escolha. Pensando nesse cenário e com o objetivo de tornar a bike elétrica mais acessível, a Two Dogs, marca brasileira e pioneira na venda de skates, patinetes e bicicletas elétricas, resolveu lançar um kit elétrico, que pode ser instalado em qualquer bicicleta e que oferece economia de até 50%.

“O que a gente quer é que cada vez mais as pessoas considerem a bike elétrica como um meio inteligente de se locomover. Além de não ser poluente, é segura, ágil e econômica. Por isso, o kit elétrico é uma maneira de popularizar essa possibilidade, podendo ser instalado em qualquer bicicleta e auxiliando o ciclista nas subidas”, explica Marcos Fortuna, CEO da Two Dogs.

Tudo isso vem colaborando para que a Two Dogs venha conquistando uma parcela desse público que está repensando seu modelo de mobilidade, e os resultados vem sendo positivos. Para se ter ideia, se comparado com 2020, as vendas do produto tiveram um aumento de 25%, e a estimativa é que até o final do ano as vendas sejam triplicadas. “O kit é compatível com bicicletas de aro 20’, 26’ e 29’, o que amplia bastante as possibilidades, e a instalação é rápida e prática”, conta Fortuna.

+ Veja também: Com mais de 150 medalhas conquistadas, colégio pede ajuda para pagar professor de esporte olímpico

Entre as diversas outras vantagens da transformação de uma bike regular em elétrica, estão a possibilidade de não cansar tanto, de não suar, de uma mobilidade mais rápida e de conseguir andar por subidas de maneira mais prática. “A bike elétrica ainda tem a vantagem de não poluir e transita em uma velocidade segura pelas vias”, lembra Fortuna. Para quem utiliza a opção diariamente, a qualidade de vida também vem melhorando. “Levo cerca de 35 minutos pra chegar no meu trabalho com a bicicleta elétrica. De ônibus esse tempo chegava a uma hora e meia. Certamente economizei tempo, dinheiro e ganhei saúde com essa escolha”, finaliza André.